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Prefeitura de Curitiba gastou R$ 65,5 mil em bicicletas que estão paradas

Divulgação/Prefeitura de Curitiba
Guardas municipais da ciclopatrulha: das 80 bicicletas compradas, apenas 36% ainda são usadas pela corporação

A prefeitura de Curitiba gastou pelo menos R$ 65,5 mil na compra de bicicletas que não estão sendo usadas. Entre 2005 e 2007, o município investiu mais de R$ 100 mil na compra de 80 bicicletas para a criação da ciclopatrulha da Guarda Municipal (GM). Mas, de acordo com informações oficiais da própria corporação, 6 em cada 10 bicicletas da frota simplesmente não circulam.

Segundo a GM, das 80 bicicletas que compõem a frota 39 estão distribuídas nos parques (cerca de 40%), 30 não circulam por falta de efetivo (37,5%) e 21 estão quebradas (22,5%). As informações foram fornecidas pela corporação em resposta a um pedido de informações formulado pelo blog Ir e Vir de Bike com base na Lei Geral de Acesso a Informações Públicas (nº 12.527/2011).

Procurada para se posicionar sobre a subutilização das bicicletas da Guarda Municipal, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba, por meio de nota, informou que “não há bicicletas ociosas”. A posição contradiz o próprio texto, que logo em seguida informa que “a ciclopatrulha da Guarda Municipal circula com 30 bicicletas”.

Se foram compradas 80 bicicletas e só 30 circulam, logo, a conta não fecha. É de se concluir, portanto, que, nas contas da própria prefeitura, 50 bicicletas estão ociosas.

O documento da Guarda Municipal informa que “120 agentes integram a ciclopatrulha em serviço 24 horas”, o que representa uma média de 3 agentes por bicicleta em funcionamento. Segundo a GM, as rondas são feitas nos postos de atuação (parques). A GM reconhece que, como as bicicletas não possuem odômetro, não há possibilidade de aferição e controle da quilometragem diária rodada pelos agentes. Isso significa que, mesmo as 39 bicicletas em condições de uso podem não estar efetuando rondas diárias 24 horas por dia.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a ciclopatrulha da Guarda Municipal circula “pelos parques Atuba, São Lourenço, Barigui, Tingui, Bacacheri e Cambuí, Náutico, além do Jardim Botânico, zoológico, ciclovias da região central e eixos de animação Arthur Bernardes e Wenceslau Braz” e “também atua na implantação das Unidades Paraná Seguro na cidade”.

A resposta conflita com o documento oficial da própria Guarda Municipal, que reconhece que o patrulhamento é feito exclusivamente na parte interna dos parques da cidade.

Das 80 bicicletas que integram a frota, 40 foram compradas com recursos do orçamento municipal da Secretaria Municipal de Administração (Smad) e outras 40 através da Secretaria Municipal da Defesa Social (SMDS) em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).

Todas as compras foram realizadas através de pregões eletrônico. Em 2005 foram adquiridas 20 bicicletas da marca Caloi modelo Supra Alumínio 21v ao custo individual de R$ 708,98, totalizando R$ 15.200,00. Em 2006, outras 20 bicicletas Caloi Elite 21v foram adquiridas, ao preço unitário de R$ 1.430 e custo total de R$ 28.620,00. Em 2007, foram compradas outras 40 bicicletas Caloi Elite 21v, ao custo unitário de R$ 1.499,99, totalizando R$ 60 mil. As informações estão no site www.e-compras.curitiba.pr.gov.br.

Divulgação/Prefeitura de Curitiba
Patrulhamento nas ciclovias, que garantia segurança aos usuários da bicicleta, foi desativada.

Sucateamento

Em outubro do ano passado, um agente da Guarda Municipal denunciou ao blog o sucateamento da ciclopatrulha. Segundo o agente da corporação, apenas 12 bicicletas circulam para garantir a segurança da população. “Atitudes preconceituosas dos gestores estão fazendo com que o projeto da ciclopatrulha seja obsoleto em seu funcionamento especifico”, criticou à época.

“As rotas e rondas foram sendo desativadas e o efetivo foi sendo recolocado em outras áreas. A situação ficou tão engessada que em alguns eventos que atuávamos, como o Bike Night, corridas rústicas e operações em eventos diversos simplesmente foram sumindo”, afirmou.

Reprodução
O então prefeito Beto Richa na cerimônia de lançamento da ciclopatrulha da Guarda Municipal

Bicicletas da Setran

Em janeiro deste ano, na cerimônia de apresentação da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) foi apresentada a ciclopatrulha, que começou a operar com apenas 4 bicicletas na fiscalização do trânsito da cidade.

Na ocasião, a Prefeitura manifestou o compromisso de integrar outras 16 bicicletas à frota, totalizando 20 cicloviaturas até o fim de 2012.

Questionada se esse prazo será mantido, a Prefeitura informou apenas que as quatro bicicletas da Setran continuam em uso, como projeto piloto. “O aumento do número de bicicletas para o trabalho da ciclopatrulha dependerá de avaliação pela Setran”, diz a Prefeitura.

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