| Foto:
CARREGANDO :)

A Prefeitura de Curitiba anunciou que vai instalar até março os novos paraciclos, que devem criar 80 vagas para bicicletas na região central da cidade.

O mobiliário é considerado elemento fundamental para a política de mobilidade e estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte.

Publicidade

Os equipamentos já começaram a ser produzidos pela empresa Kokot e Irmãos Ltda, que venceu a licitação no valor de R$ 31 mil.

Nessa primeira etapa, os equipamentos serão colocados em sete pontos estratégicos da cidade: Praças Osório, Zacarias, Tiradentes e Café do Estudante (Praça Leonor Twardowski), Palácio 29 de Março (Prefeitura), Assembleia Legislativa do Paraná e dois conjuntos na Câmara Municipal de Vereadores.

Cada local receberá um conjunto de cinco paraciclos. Em cada conjunto podem ser estacionadas 10 bicicletas de cada lado, totalizando uma capacidade para 80 bicicletas.

Os próximos locais já avaliados pelo Ippuc para receber os paraciclos numa segunda etapa são: Mercado Municipal, Praças Rui Barbosa, Osvaldo Cruz, e Carlos Gomes, Passeio Público, Setor Histórico e Teatro Paiol.

Publicidade

Licitação

A instalação dos paraciclos foi executada com a verba de emendas ao orçamento orçamento municipal propostas pelos vereadores Jonny Stica (PT) e Professor Galdino (PSDB). As emendas preveem a implantação de 250 equipamentos, com a criação de 500 vagas de estacionamento para bicicletas.

Características

Desenhado pelo setor de Mobiliário Urbano do Ippuc, os paraciclos em ferro galvanizado terão forma de arco, e receberão eletrostática para evitar ferrugem. A cor escolhida para o mobiliário será a vermelha como forma de identificação do equipamento. A principal característica dos paraciclos é prender as bicicletas pelo quadro e não apenas pelas rodas.

Publicidade

Os paraciclos terão 1,6 metros de largura por 0,75 centímetros de altura. Pelo novo modelo, podem ser estacionadas duas bicicletas de cada lado. Ao lado de cada conjunto um totem identificará o equipamento.