![Prefeitura reconhece erro e diz que ciclofaixa da Marechal será refeita com largura mínima de 1 metro Prefeitura reconhece erro e diz que ciclofaixa da Marechal será refeita com largura mínima de 1 metro](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2011/12/cfm4-f50e3ab8.jpg)
![ACN/Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2011/12/cfm4-f50e3ab8.jpg)
Para que os veículos guardem a distância prevista no artigo 201 do CTB, a borda externa da ciclofaixa deveria terminar onde está a trena.
A Ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano, que está sendo contruída com apenas 75 centímetros de faixa de rolamento, será refeita de forma a garantir uma largura mínima entre 1 e 1,3 metro para garantir a segurança dos usuários. Isso representa um aumento entre 33% e 73% em relação a área de rolagem atual.
A informação foi dada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) após reportagem publicada nessa terça-feira (20) no blog Ir e Vir de Bike.
Por meio de nota, o órgão reconheceu a falha na execução do projeto, atribuindo o erro à URBS.
Vale lembrar que, anteriormente, fontes da própria URBS ouvidas pelo blog, se disseram “surpresas” com a ciclofaixa de apenas 75 centímetros e reconheceram que, “muito provavelmente houve um erro”, atribuindo essa responsabilidade ao Ippuc.
A assesoria de imprensa do órgão, por sua vez, diz que a diretriz que prevê a criação da ciclofaixa na Avenida Marechal Floriano Peixoto é de responsabilidade do próprio IPPUC, mas que, o projeto de metragem e execução da obra diz respeito à URBS. Segundo a assessoria, ambos os órgãos “sabem do problema, vão resolver, mas ainda não há previsão”.
Na nota, o Ippuc argumenta que “o Manual de Sinalização Horizontal do Denatran ‘recomenda’ uma faixa de 1,50 metro de largura, sem especificar que nessa dimensão está incluída a sinalização dos bordos da via”, dando a entender que isso não tornaria compulsório a observância dessa largura no projeto.
Vale lembrar, entratanto, que a construção da ciclovia deve observar o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, define como infração média (punida com multa) passar ou ultrapassar uma bicicleta em distância inferior a 1,5 metro. Essa situação acaba sendo cumpulsoriamente induzida por uma ciclofaixa com apenas 75 centímetros de largura.
“Nos trechos de desalinhamento das estações-tubo, para maior conforto e segurança dos ciclistas, será complementada a faixa de circulação de cor vermelha ficando com 1,00m a 1,20m de largura útil, pois existe uma dificuldade de espaço devido a geometria da via”, afirma o Ippuc. “Nos demais trechos, que ainda serão implantados, a Ciclofaixa seguirá entre 1,20m a 1,30m de largura”, segue a nota.
O Ippuc não soube informar quando a readequação será feita e o prazo de entrega da obra. O projeto da ciclofaixa, que ligará o viaduto da Linha Verde até o terminal do Carmo, foi apresentado em julho de 2008 pelo então prefeito Beto Richa (PSDB). Pelo cronograma original, a ciclofaixa já deveria ter sido entregue em novembro passado.
É um avanço que os órgãos da Prefeitura tenham reconhecido a inviabilidade de uma ciclofaixa com essa largura. Permanecem, no entanto, algumas perguntas sem resposta:
Porque o projeto original foi apresentado como 1,5 metro e a obra executada com apenas 75 centímetros?
Quem é realmente o resposnável pelo erro na execução da obra?
Quem pagará pelo desperdício de recursos públicos, já que parte do projeto foi feita de forma errada, exigindo que agora seja desfeito e então reconstruído?
(Com informações de Angélica Favretto, da Gazeta do Povo)
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