• Carregando...
Prefeitura “tira” 0,01% de rua dos veículos no Dia Mundial Sem Carro
| Foto:
Diculgação/PMC
Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, será fechada para o trânsito de veículos no dia 22

Para mostrar que apóia o Dia Mundial Sem Carro, a prefeitura de Curitiba resolveu restringir a circulação de veículos em 500 metros da avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, entre das 7h às 17h deste sábado.

A cidade tem cerca de 4 mil quilômetros de ruas e avenidas. Assim, o espaço “cedido” a quem optar pelo uso de meios de transporte alternativos representa apenas 0,01% do total de vias da cidade.

André Feiges
Placa do Dia Mundial Sem Carro virada para o pedestre.

A forma que o poder público municipal escolheu para celebrar a data — comemorada em mais de 300 cidades ao redor do planeta — é reveladora e não deixa de ter seu próprio simbolismo.

A ação revela a falta de ousadia da cidade em inovar, mesmo em um dia em que o mundo todo para para refletir sobre a mobilidade nos grandes centros urbanos. A estratégia é o ícone de uma política que privilegia o uso do automóvel particular em detrimento dos meios de transporte alternativos 365 dias no ano.

Reprodução
No Rio de Janeiro, prefeitura fez campanha pelo Dia Mundial usando a frota de ônibus

Antecedentes

Em 2011, a prefeitura de Curitiba atropelou solenemente a data e o prefeito Luciano Ducci (PSB) contribuiu com o Dia Mundial Sem Carro despejando alguns gramas de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera da cidade.

Na ocasião em que recebeu o Troféu Muy Amigo da Bicicleta, ao ser questionado sobre a falta de qualquer ação oficial, o prefeito reconheceu o erro e disse que os responsáveis pela área “comeram bola”.

Para não repedir a crise de azia e indigestão, a prefeitura resolveu agir em 2012. Mas aí, a falta de ousadia tornou tudo ainda mais burlesco dando a impressão de que tudo não passa de jogo de cena para eleitor ver.

Marcha das 2.012 Bicicleta

Neste sábado (22) o movimento Bicicletada de Curitiba promove a Marcha das 2.012 Bicicletas, evento que marca o Dia Mundial Sem Carro. São esperados cerca de 3 mil ciclistas formando uma verdadeira Massa Crítica nas ruas do centro da cidade.

A concentração será às 18h na Praça Santos Andrade – em frente ao prédio histórico da UFPR.

Os primeiros 3 mil participantes concorrem ao sorteio de uma bicicleta. Cortesia da Agência da Bicicleta.

No final da marcha, haverá uma grande surpresa para os participantes além de show de bandas locais e manifestações culturais em praça pública.

Confirme sua presença pelo Facebook: http://bit.ly/2012bikes

——————————
Vote no Ir e Vir de Bike!

O Ir e Vir de Bike concorre ao Prêmio Top Blog 2012 na categoria Variedades/Blogs Profissionais.

Para votar, clique no selo abaixo. É possível votar até 3 vezes, usando seu e-mail e os perfis do Facebook e Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]