A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou na última sexta-feira (27) um bicicletário com capacidade para até 60 bicicletas em uma área de 80 metros quadrados na sede da empresa, em Curitiba. A iniciativa é parte de um projeto interno chamado Eco Ciclo, que desenvolve atividades para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte entre os colaboradores da companhia.
O projeto foi criado pelo arquiteto da Sanepar, Marcelo Gaspar Figueiredo. O equipamento custou R$ 83.830 e foi construído com recursos próprios da Sanepar. A obra foi contratada por meio de licitação, na modalidade carta convite, vencida pela empresa RN Construções Civis Ltda, que ofereceu o serviço com deságio de 10,4% sobre o valor máximo do edital (R$ 93.573,53).
“Com o bicicletário queremos dar melhores condições para que o empregado venha trabalhar de bicicleta e, assim, adote hábitos saudáveis e contribua para a redução da poluição e de problemas no trânsito. É uma forma simbólica de dizer ao empregado para praticar saúde e de reconhecer a bicicleta como um meio eficiente e sustentável de transporte”, diz o diretor de Meio Ambiente, Péricles Weber.
Para dar o exemplo, o diretor vai trabalhar pedalando e deixa a bicicleta estacionada na vaga privativa da diretoria, junto com os carros dos outros colegas.
Funcionário da Sanepar, o motorista Juarez Fernandes Siqueira conta que gastava até 40 minutos para fazer os cinco quilômetros de distância entre sua casa e a empresa de carro. “Agora faço com tranquilidade em 20 minutos esse trajeto, não fico preso no trânsito, não me incomodo se o estacionamento está cheio ou não e faço exercício ao ar livre. Melhorou minha saúde”, relata.
Durante a inauguração do bicicletário, a Sanepar distribuiu coletes com faixas refletoras como equipamento de proteção individual (EPI) aos funcionários que pedalam. A empresa também abriu a exposição fotográfica “O Sanepariano e a bicicleta em seu cotidiano“, na sala Tadeu Wantroba, na sede central da empresa. No fim de semana, a empresa também promoveu um passeio ciclístico na região dos Mananciais da Serra, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.
Com informações da AEN
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS