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Secretário quer ouvir ciclistas para resolver problema da ciclofaixa da Marechal
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ACN/Gazeta do Povo
Trecho da ciclofaixa próximo ao terminal do Carmo receberá sonorizador, lombada, placas e espelho convexo para alertar ciclistas sobre passagem do ligeirinho.

O futuro secretário de trânsito de Curitiba e assessor especial da Prefeitura, Marcelo Araújo, aposta no diálogo com os ciclistas para resolver o impasse em torno da ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano.

A polêmica gira em torno da falta de segurança no trecho próximo ao terminal do Carmo. No traçado previsto originalmente, com a ciclofaixa do lado esquerdo, há uma situação de risco envolvendo os ciclistas e os ônibus Ligeirinhos, que invadem o traçado da ciclofaixa para acessar o terminal.

Para evitar risco de acidentes, a prefeitura chegou a apresentar na última semana de dezembro um projeto alterando a ciclofaixa para o lado direito da pista, substituindo o estacionamento de veículos no local, de forma a eliminar a situação de risco naquele trecho.

A proposta, entretanto, foi rechaçada pelos ciclistas. Segundo eles, a alteração não elimina o problema ao substituir uma intersecção com a linha do Ligeirinho por três cruzamentos com os carros. Outro argumento é de que o Código Brasileiro de Trânsito já garante a preferência das bicicletas sobre os veículos motorizados e responsabiliza os maiores pela segurança dos menores (Art. 29 § 2º).

Diante das divergências, Araújo pediu para que os ciclistas apresentem propostas alternativas que considerem adequadas e seguras.

“Diante das diversas opiniões, proponho que sugestões viáveis sejam encaminhadas através do blog, se possível em forma de projeto, que serão devidamente analisados antes de qualquer execuçao, para evitar fazer agora e refazer depois”, sugere o secretário.

As obras de implantação da ciclofaixa ficarão suspensas até que se encontre uma solução que garanta a segurança no trecho.

As sugestões podem ser feitas no campo de comentários do blog ou na página do Facebook, que permite a inclusão de fotos ou desenhos dos projetos. Os comentários serão avaliados diretamente pelo secretário.

Muito estreita

Ainda em fase de implantação, a ciclofaixa da Marechal já foi alvo de protesto dos cicloativistas de Curitiba por ter apenas 75 centímetros de largura na faixa de rolamento.

Desta forma, o projeto força o motorista a descumprir o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, que define como infração média (punida com multa) passar ou ultrapassar uma bicicleta em distância inferior a 1,5 metro.

A Prefeitura reconheceu o erro e se comprometeu a solucionar o problema. “Quanto ao ajuste da largura da ciclofaixa ela será feita, apenas será num próximo momento porque implicará na retirada dos tachões e danos ao asfalto, mas será feita”, garante Marcelo Araujo.

Quando anunciado, em 2008, pelo então prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB), o projeto previa a criação de vias exclusivas para bicicletas capaz de comportar duas bicicletas trafegando lado a lado. Pelo cronograma original, a obra já deveria ter sido entregue em novembro do ano passado.

A construção da ciclofaixa foi financiada pelo Banco Mundial e pelo Global Environment Facility (GEF) com custo de US$ 900 mil (cerca de R$ 1,6 milhão) dentro do programa Susteinable Transport ans Air Quality (Staq), de incentivo à mobilidade urbana sustentável.

Veja a proposta de alteração do trecho final da ciclofaixa da Marechal Floriano:


Visualizar Ciclofaixa Marechal em um mapa maior

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