O primeiro semáforo exclusivo para bicicletas de Curitiba, instalado no cruzamento da Mariano Torres com a Afonso Camargo, será retirado do local no dia 7 de outubro. Mas isso não significa necessariamente um sinal vermelho para quem pedala. Segundo a Secretaria de Trânsito (Setran), o equipamento, que estava em fase de testes desde maio, será removido por não ter atendido aos critérios técnicos exigidos.
A boa notícia para os ciclistas é a de que 25 novos semáforos especiais para bicicletas, dentro das especificações, serão instalados nos cruzamentos de ruas com ciclovias. Em outros cruzamentos, em que há ciclovias compartilhadas, os semáforos atuais receberão novas máscaras e passarão a representar a travessia tanto dos pedestres quanto dos ciclistas.
De acordo com a Setran, o tempo de travessia no sinal verde também será reajustado em pontos considerados críticos, para garantir a segurança de todos. Segundo a prefeitura, o modelo está em processo de aprovação e a troca das máscaras deve ter início já nas próximas semanas.
Sobre o equipamento que será removido, a secretaria aponta como justificativa a diferença na tensão elétrica do equipamento, falta de padrão no pictograma da bicicleta, dimensões em desacordo e baixa qualidade nas luzes de LED, que queimaram após três meses de uso. “Resumidamente, o equipamento é de baixa qualidade e não se enquadra minimamente nas especificações da Setran e da ABNT”, diz a secretaria.