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O uso (irregular) das canaletas do ônibus expresso por ciclistas, skatistas e motoristas em geral pode estar com os dias contados. Em reunião do Conselho Municipal de Transporte de Curitiba, na última quarta-feira (17), o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sindimoc), Anderson Teixeira, solicitou à Secretaria de Segurança Pública do Paraná a proibição da circulação de viaturas policiais nas vias expressas e pediu à Urbs e Setran ações de fiscalização para coibir o uso do espaço por ciclista e skatistas.

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Ciclistas, em geral, não são como os Lemmings, aqueles bichinhos que não dispõem do instinto de autopreservação e que inspiraram um famoso jogo de computador no início dos anos 1990. Basta perguntar para quem pedala nas canaletas: 99,9999% vai responder que está ali porque é mais seguro. Pode, eventualmente, acontecer de você encontrar alguém pedalando deliberadamente na tentativa de cometer suicídio, mas, estatisticamente, a probabilidade de isso ocorrer é de 0,0001%.

O uso da canaleta é, antes de mais nada, um sintoma da falta de vias seguras e cicláveis ligando diferentes pontos da cidade. Mesmo onde existem ciclovias, os ciclistas preferem usar as canaletas. isso porque as primeiras estão abandonadas, sem sinalização adequada, com buracos e obstáculos como postes, pontos de ônibus e raízes de árvores. Já as canaletas são lisinhas, largas e, não fossem os ônibus, seriam perfeitas!

A possibilidade de “legalização” do compartilhamento das vias — como ocorre em cidades como Berlim, Londres e Salt Lake City — foi levantada pelos ciclistas durante o 2º Fórum Curitiba de Trânsito, mas os técnicos da Urbs se colocaram contrários a qualquer estudo com tal finalidade.

Mas, se já é proibido pedalar por lá, então, o que poderia ser feito? Blitze, com apreensão de bicicletas? Certamente faltaria um embasamento legal para esse tipo de ação. O que soa absurdo é a manutenção da situação atual, em que o poder público municipal solenemente ignora a situação de que as canaletas já são compartilhadas, ainda que de forma “extra-oficial”.

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Se for para fiscalizar e coibir efetivamente o uso das canaletas pelos ciclistas, que seja através da educação e da aplicação da lei. Que se fiscalize e se faça cumprir a lei que garante o direito das bicicletas compartilharem as ruas — com os carros, motos, ônibus e taxis –, aplicando a lei para os que desrespeitarem o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro.

Particularmente, sou contra o uso das canaletas pelos ciclistas. Pedalo nas ruas e faço disso um ato político. A lei me dá esse direito e acredito que, quanto mais ciclistas ocupando as ruas, mais os motoristas terão que aprender a conviver e a compartilhar o espaço. Mas não tenho vocação para mártir da causa.

Enquanto o poder público municipal se omitir, não investindo o orçamento destinado a revitalização e ampliação da rede cicloviária e o órgão de trânsito não multar motoristas que colocam ciclistas em perigo, o que teremos é ciclistas usando as canaletas. E as estatísticas de acidentes e mortes crescendo. E, nestes casos, sempre aparecerá um imbecil apontando o dedo para colocar a culpa nos ciclistas, esse Lemmings incorrigíveis.

Para refletir

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Se a prefeitura não tem capacidade técnica e/ou operacional para restringir o tráfego pesado de caminhões na Linha Verde, será que vão conseguir tirar os ciclistas das canaletas?