| Foto:
CARREGANDO :)

Dando mais um importante passo no incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou nesta sexta-feira (4) 300 paraciclos, criando 600 vagas para bicicletas nos câmpus Jardim Botânico e Politécnico, em Curitiba.

A instalação dos equipamentos é parte do programa de extensão Ciclovida, que estuda e incentiva o uso deste modal pela comunidade acadêmica. Os novos equipamentos foram desenvolvidos por alunos do curso de design, sob orientação do professor Ken Ono Fonseca, e estão distribuídos em 36 pontos dentro dos câmpus.

Publicidade

Foram inaugurados os modelos Ciclovida I — apelidado de pendrive — e Ciclovida Aurea — apelidado de arroba –, sendo 150 unidades de cada um dos modelos.

“Estamos trabalhando para que, em breve, os demais câmpus também recebam os paraciclos”, explica José Carlos Belotto, coordenador do programa Ciclovida que integra as atividades do Núcleo de Psicologia do Trânsito do Departamento de Psicologia da UFPR.

A aquisição dos equipamentos pelo Ciclovida contou com financiamento do MEC. Além disso, recursoso do PROEXT 2010, além de recursos internos do FDA 2010 e da própria UFPR viabilizaram a implantação.

Na inauguração, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho foi pedalando, junto com os demais presentes, do câmpus do Jardim Botânico ao Politécnico. Também estiveram no evento o secretário municipal de Trânsito de Curitiba, Marcelo Araújo, o vereador Jonny Stica (PT), o coordenador-geral da CicloIguaçu, Goura Nataraj além de cicloativistas, empresários e membros da comunidade acadêmica.

Publicidade