A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) , órgão que assume o papel da Diretran no trabalho de fiscalização, orientação, educação e engenharia de trânsito de Curitiba, será oficializada na manhã dessa segunda-feira (16).
No ato de criação da secretaria, serão apresentadas as bicicletas que vão ser usadas pelos agentes para fazer rondas e fiscalizar o trânsito na cidade.
O Ir e Vir de Bike conseguiu com exclusividade as fotos dos novos equipamentos que vão compor a ciclopatrulha da Setran.
“[A ciclopatrulha servirá] não apenas para fiscalizar mas principalmente para estabelecer um convívio com os demais usuários (motorizados e pedestres). Além de trazer subsídios para sabermos como trabalhar nas campanhas e orientações”, afirma o secretário de Trânsito de Curitiba, Marcelo Araújo.
Inicialmente, a Setran terá 4 bicicletas, que serão usadas por duas duplas de agentes na fiscalização do trânsito da cidade. Em uma segunda fase, outros 16 equipamentos serão incorporados à frota, totalizando 20 bicicletas. A complementação da frota, entretanto, ainda depende de trâmites internos da Setran e da Prefeitura.
“É modesto, mas é um primeiro passo que se ninguém der, ou não será dado, ou vai demorar para acontecer”, avalia Araujo.
Quando anunciou a intenção de criar a ciclopatrulha, o secretário afirmou que a vantagem do modelo é que ele proporciona aos agentes de trânsito a possibilidade de conhecer de perto as dificuldades e desafios enfrentados por quem faz da bicicleta o seu meio de transporte.
“Com a bicicleta os agentes terão maior contato com a população, maior mobilidade na fiscalização além de mostrarem que a bicicleta também é parte do trânsito”.
Equipamentos
De acordo com o secretário, a escolha dos equipamentos levou em consideração a qualidade do material e o conforto dos agentes.
O quadro, da cor branca, levará a identificação da nova secretaria. As bicicletas têm suspensão dianteira, câmbio Shimano (rapid-fire) e rodas Vzan.
Além disso, todas tem iluminação dianteira (branca)e traseira (vermelha) com modo contínuo e intermitente, suporte com caramanhola, selim de gel e trancas anti-furto.
Para os agentes haverá um uniforme especial, com bermuda e meias curtas, capacete, luvas dedo-curto, bolsa grande com câmara reserva e espátula.