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Vistoria define readequações e ciclofaixa da Marechal Floriano será concluída
| Foto:
André Feiges
Medição feita por técnicos da Prefeitura comprovou que trecho está fora do padrão de segurança.

Redução da velocidade máxima dos veículos para 40 quilômetros por hora, ônibus Ligeirinho na canaleta, ampliação da largura da faixa e da distância lateral dos veículos.

Uma vistoria na ciclofaixa da Marechal Floriano, realizada na tarde da última quinta-feira (1º), apontou as adaptações que deverão ser feitas para continuidade da implantação da ciclofaixa da Marechal Floriano, em Curitiba.

O encontro foi convocado pela Prefeitura um dia após a Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) divulgar uma carta com o posicionamento da entidade sobre o projeto.

A vistoria, que contou com a presença de representantes Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), técnicos do Ippuc e da URBS e de membros da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) chegou a um entendimento sobre as modificações necessárias na parte já implementada da via e as alterações na parte ainda a implementar. Com isso, as obras serão retomadas e o trecho deve ser finalizado até o próximo dia 15.

A principal mudança será no trecho da faixa que tem apenas 75 centímetros de área de rolagem — definida pelo tapete vermelho –, que cria uma situação de insegura ao colocar o ciclista muito próximo ao fluxo de veículos, justamente na faixa de circulação rápida.

Apesar de reconhecer o erro na implantação do projeto, a hipótese de refazer o trecho foi descartada pela Prefeitura por uma questão de custos. Isso porque a retirada dos tachões exigiria que a capa asfáltica fosse refeita.

Para aproveitamento a pintura já realizada e garantir a segurança dos usuários, a solução encontrada foi a de acrescentar um tachão extra, garantindo a ampliação do distanciamento de segurança em mais 25cm, com pintura de nova faixa branca no limite e faixa zebrada nos intervalos dos tachões.

Nos demais trechos, houve o compromisso de implantar a ciclofaixa com a largura mínima exigida pelo Manual de Planejamento Cicloviário do Ministério das Cidades, que prevê largura interna de 1 metro de área de rolagem.

Ferenc Cesar
Nesta semana, trecho começou a receber sinalização.

A adoção da faixa zebrada com tachões duplos, portanto, será apenas no trecho inicial da obra já implementada.

Outras duas reivindicações da entidade dos ciclistas foram atendidas: a velocidade máxima de circulação da Marechal Floriano será reduzida para 40km/h e as linhas do transporte coletivo serão migradas para a canaleta e vias paralelas.

Nesta semana, a URBS, que gerencia o sistema de transporte público da capital, autorizou que os ligeirinhos trafeguem pelas canaletas para testes.

“É preciso ajustar o projeto e os ciclistas foram ouvidos para encontrarmos a melhor solução. Cada ponto e sugestão foi avaliada e considerada dentro das suas possibilidades práticas. Definidas as alterações, a ideia é concluir a implantação da ciclofaixa até o próximo dia 15”, afirma o secretário de Trânstito de Curitiba, Marcelo Araújo.

Projeto

O projeto da ciclofaixa, que ligará o viaduto da Linha Verde até o terminal do Carmo, foi apresentado em julho de 2008 pelo então prefeito Beto Richa (PSDB). Pelo cronograma original, a obra já deveria ter sido entregue em novembro passado.

A ciclofaixa terá dois sentidos de circulação, um em cada lado da canaleta do expresso e ligará o viaduto da Linha Verde ao Terminal do Carmo.

A obra está suspensa desde o fim do ano passado, após a denúncia de que o projeto implantado tem sérios erros técnicos que colocam em risco a segurança dos usuários.

Desde então, ciclistas e a Prefeitura, através da Setran, URBS e Ippuc mantiveram um canal de diálogo sobre as adaptações, que resultaram em três vistorias, um protesto dos ciclistas e três reuniões sobre a ciclofaixa.

Relatório da CicloIguaçu
Clique aqui para ler o relatório completo

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