| Foto:
CARREGANDO :)

Redução da velocidade máxima dos veículos para 40 quilômetros por hora, ônibus Ligeirinho na canaleta, ampliação da largura da faixa e da distância lateral dos veículos.

Uma vistoria na ciclofaixa da Marechal Floriano, realizada na tarde da última quinta-feira (1º), apontou as adaptações que deverão ser feitas para continuidade da implantação da ciclofaixa da Marechal Floriano, em Curitiba.

Publicidade

O encontro foi convocado pela Prefeitura um dia após a Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) divulgar uma carta com o posicionamento da entidade sobre o projeto.

A vistoria, que contou com a presença de representantes Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), técnicos do Ippuc e da URBS e de membros da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) chegou a um entendimento sobre as modificações necessárias na parte já implementada da via e as alterações na parte ainda a implementar. Com isso, as obras serão retomadas e o trecho deve ser finalizado até o próximo dia 15.

A principal mudança será no trecho da faixa que tem apenas 75 centímetros de área de rolagem — definida pelo tapete vermelho –, que cria uma situação de insegura ao colocar o ciclista muito próximo ao fluxo de veículos, justamente na faixa de circulação rápida.

Apesar de reconhecer o erro na implantação do projeto, a hipótese de refazer o trecho foi descartada pela Prefeitura por uma questão de custos. Isso porque a retirada dos tachões exigiria que a capa asfáltica fosse refeita.

Para aproveitamento a pintura já realizada e garantir a segurança dos usuários, a solução encontrada foi a de acrescentar um tachão extra, garantindo a ampliação do distanciamento de segurança em mais 25cm, com pintura de nova faixa branca no limite e faixa zebrada nos intervalos dos tachões.

Publicidade

Nos demais trechos, houve o compromisso de implantar a ciclofaixa com a largura mínima exigida pelo Manual de Planejamento Cicloviário do Ministério das Cidades, que prevê largura interna de 1 metro de área de rolagem.

A adoção da faixa zebrada com tachões duplos, portanto, será apenas no trecho inicial da obra já implementada.

Outras duas reivindicações da entidade dos ciclistas foram atendidas: a velocidade máxima de circulação da Marechal Floriano será reduzida para 40km/h e as linhas do transporte coletivo serão migradas para a canaleta e vias paralelas.

Nesta semana, a URBS, que gerencia o sistema de transporte público da capital, autorizou que os ligeirinhos trafeguem pelas canaletas para testes.

Publicidade

“É preciso ajustar o projeto e os ciclistas foram ouvidos para encontrarmos a melhor solução. Cada ponto e sugestão foi avaliada e considerada dentro das suas possibilidades práticas. Definidas as alterações, a ideia é concluir a implantação da ciclofaixa até o próximo dia 15”, afirma o secretário de Trânstito de Curitiba, Marcelo Araújo.

Projeto

O projeto da ciclofaixa, que ligará o viaduto da Linha Verde até o terminal do Carmo, foi apresentado em julho de 2008 pelo então prefeito Beto Richa (PSDB). Pelo cronograma original, a obra já deveria ter sido entregue em novembro passado.

A ciclofaixa terá dois sentidos de circulação, um em cada lado da canaleta do expresso e ligará o viaduto da Linha Verde ao Terminal do Carmo.

A obra está suspensa desde o fim do ano passado, após a denúncia de que o projeto implantado tem sérios erros técnicos que colocam em risco a segurança dos usuários.

Publicidade

Desde então, ciclistas e a Prefeitura, através da Setran, URBS e Ippuc mantiveram um canal de diálogo sobre as adaptações, que resultaram em três vistorias, um protesto dos ciclistas e três reuniões sobre a ciclofaixa.

Relatório da CicloIguaçu
Clique aqui para ler o relatório completo