Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Câmara conta história das vereadoras; a primeira tinha só 21 anos e era comunista

Maria Olimpia Carneiro Mochel foi a primeira vereadora de Curitiba. Ela foi eleita com 436 votos em 1947 (Foto:CMC) (Foto: )

A Câmara de Curitiba lança nesta quinta-feira (8) – Dia Internacional da Mulher – uma galeria para homenagear as vereadoras que já passaram pelo legislativo municipal. O espaço, que foi originalmente construído em 2014, ainda na gestão de Paulo Salamuni (PV), foi reformado e trará mais informações sobre a trajetória feminina na Câmara Municipal.

Na galeria serão exibidas fotos das vereadoras que já passaram pela Casa e também das atuais. Ao lado de cada quadro estão informações sobre as principais ações do mandato e um QR Code que leva à biografia completa publicada no site da Câmara. Além disso, uma linha do tempo traça a trajetória da mulher na política curitibana desde o Brasil Império.

Entre as histórias, terão destaque as ex-vereadoras Maria Olympia Carneiro Mochel e Maria Clara Brandão Tesserolli, que foram as primeiras a serem eleitas.

Maria Olympia, que elegeu-se pelo Partido Social Trabalhista, mas era ligada ao Partido Comunista, foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Curitiba. Ela foi eleita em 1947, quando tinha apenas 21 anos, depois de conseguir 436 votos. Nas eleições daquele ano, foram 179 candidatos e apenas três deles eram mulheres.

Já Maria Clara, foi eleita em 1959, depois de ter atuado como diretora do Colégio Paula Gomes, no bairro Santa Quitéria. Na Câmara, ela teve atuação focada na educação e aprovou leis como a Campanha de Erradicação do Analfabetismo em Curitiba; a reserva de 10% das vagas em escolas para alunos comprovadamente pobres; e a realização de três exibições cinematográficas anuais gratuitas para crianças pobres.

As informações sobre as vereadoras de Curitiba têm sido pesquisadas e publicadas pela diretoria de Comunicação da Câmara Municipal em um minucioso e louvável trabalho de recuperação da memória política da cidade.

“Esta é uma forma de homenagear não apenas as vereadoras dessa Casa, mas todas as mulheres que buscam conquistar seu espaço. O trabalho de todas é imprescindível para o fortalecimento da política e da democracia”, afirmou o presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB).

Acompanhe o blog no Twitter.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.