Antes de Cida Borghetti (PP) assumir o governo do Paraná, muito se comentava sobre os efeitos positivos que o uso da máquina pública poderia trazer a sua campanha de reeleição ao cargo. Há diversas formas de fazer o gabinete no Palácio Iguaçu uma estrutura de apoio de campanhas políticas; uma delas é o uso dos meios de comunicação do estado. O protagonismo da govenadora nesses canais acaba no sábado (7).
Em um decreto publicado no Diário Oficial de terça-feira (3), o secretário de Comunicação, Alexandre Teixeira, determinou que “a partir do dia 7 de julho até o final das eleições fica vedada a publicidade institucional e a postagem de quaisquer notícias de atos, programas, investimentos, obras, campanhas, metas e resultados, bem como, qualquer outra ação governamental”.
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Além disso, a norma define que “sejam ocultados o histórico de notícias, filmes, vinhetas, anúncios, banners, posts, marcas, slogan, vinculados ao Governo do Estado”.
Segundo o decreto, do sábado até o fim das eleições serão permitidas apenas postagens de utilidade pública, “com comando claro e de fácil entendimento, com objetivo de informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir ou alertar a população para adoção de comportamento que gere benefícios individuais ou coletivos”.
A medida foi tomada em decorrência das exigências da legislação eleitoral, que restringe a publicidade durante nos meses que antecedem a disputa.
A Assembleia Legislativa ainda não definiu se tomará medida semelhante a do governo do estado ou se manterá as publicações em tom mais processual e institucional.
Ainda que não estejam diretamente envolvidas nas eleições, a prefeitura de Curitiba e a Câmara Municipal também estão estudando como será a comunicação até outubro.
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