A governadora Cida Borghetti (PP) comandou na noite desta quarta-feira (19) a cerimônia de entrega da Ordem do Pinheiro, a principal honraria concedida pelo governo do Paraná. Ao todo, 81 pessoas foram homenageadas no evento que foi realizado em frente ao Palácio Iguaçu. Entre os condecorados estavam aliados próximos do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL):o futuro ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB); a deputada federal eleita Joice Hasselmann (PSL); e os deputados Fernando Francischini (PSL) e Pedro Lupion (DEM). Aos bolsonaristas foram garantidos lugares de destaque no palco.
A governadora chegou a oferecer a honraria ao presidente eleito, entretanto ele não participou da cerimônia. Outra ausência foi a do senador Roberto Requião (MDB), também homenageado, que segundo o governo chegou a confirmar presença no evento.
LEIA MAIS: Cida sanciona home office, mas sindicatos de servidores são contra
Além do forte aceno de que o grupo político dos Borghetti/Barros busca uma aproximação com Jair Bolsonaro, o evento também foi marcado por um tom de despedida da governadora, que deixa o cargo no próximo dia 31.
Em seu discurso, o deputado Pedron Lupion (DEM), líder do governo Cida na Assembleia, fez um balanço da curta gestão da governadora, com destaque para as obras que foram entregues no estado.
O futuro ministro Osmar Terra também dedicou a maior parte de seu discurso a elogios a governadora, de quem foi colega na Câmara Federal.
A governadora, por sua vez, fez um discurso de inspiração paranista e falou menos da própria administração. Em tom de despedida, ela agradeceu aos paranaenses e a sua equipe de governo.
Homenageados
Além dos políticos já citados também receberam a honraria, atletas, artistas, empresários, servidores públicos, magistrados e outros profissionais.
Acompanhe o blog no Twitter.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná