Não foi à toa que Cida Borghetti (PP) tomou posse na Assembleia Legislativa do Paraná ao som da canção Maringá, de Joubert de Carvalho. Do que foi divulgado do novo secretariado até agora, percebe-se que há espaço cativo para os maringaenses – cidade onde os Barros têm sua base política. Dos seis nomes anunciados até agora, três são de Maringá.
Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e na chefia da Casa Civil, Cida colocou Silvio Barros, irmão de Ricardo Barros e prefeito de Maringá entre 2005 e 2012.
Veja quem são os outros secretários já anunciados por Cida Borghetti.
Na secretaria de Saúde, quem assumiu foi Antônio Nardi. Ele era secretário-executivo do Ministério da Saúde na de Ricardo Barros, marido da governadora. Antes disso, porém, entre 2006 e 2015 ele comandou a Secretaria de Saúde de Maringá.
Quem assume o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) é Paulino Mexia, que já ocupou o cargo de chefe regional do IAP em Maringá. Mexia é servidor de carreira da instituição e, em 2016, já assumiu interinamente a Secretaria de Meio Ambiente do Paraná.
A distribuição dos cargos deixa claro que, apesar da promessa de um governo de continuidade, a governadora vai aproveitar esses nove meses de governo para fortalecer o grupo político Borghetti/Barros, e não há como fazer isso sem colocar os aliados mais próximos nos cargos de primeiro escalão.
Acompanhe o blog no Twitter.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná