A edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial da União traz um despacho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que indica nove parlamentares para serem vice-líderes do governo no Congresso Nacional. Um dos escolhidos foi o deputado paranaense Pedro Lupion (DEM), que assumiu neste ano seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Até o fim do ano passado, Lupion era líder do governo Cida Borghetti (PP) na Assembleia Legislativa do Paraná.
Segundo Pedro Lupion, as principais atribuições dos vice-líderes no Congresso são articular politicamente a respeito de vetos, medidas provisórias e comissões mistas. A atual líder do governo no Congresso é a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).
LEIA MAIS: O caminho dos Lupion: da falência do PFL à derrubada de Renan Calheiros
Tanto a indicação de Joice como a dos nove vice-líderes visa a facilitar a relação do governo com os parlamentares. Na Câmara, especialmente, essa relação está desgastando já que a liderança do deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) vem sendo questionada pela base aliada.
Novato na Casa, Pedro Lupion explica que sua chegada à vice-liderança aconteceu por causa de sua proximidade com a Casa Civil, comandada por Onyx Lorenzoni (DEM-RS), seu respaldo político em outras áreas do governo e também pelo fato de, mesmo em primeiro mandato, conhecer o mundo político de Brasília. Pedro é filho de Abelardo Lupion (DEM-PR), que foi deputado entre 1992 e 2015, e hoje assessora Lorenzoni na Casa Civil.
Além de Lupion, foram indicados para o cargo os deputados Claudio Cajado (PP-BA), Celso Russomano (PRB-SP), José Rocha (PR-BA), Marco Feliciano (PSC-SP), Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC) e Bia Kicis (PSL-DF) e os senadores Marcio Bittar (MDB-AC) e Sergio Petecão (PSD-AC).
Acompanhe o blog no Twitter.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná