A edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial da União traz um despacho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que indica nove parlamentares para serem vice-líderes do governo no Congresso Nacional. Um dos escolhidos foi o deputado paranaense Pedro Lupion (DEM), que assumiu neste ano seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Até o fim do ano passado, Lupion era líder do governo Cida Borghetti (PP) na Assembleia Legislativa do Paraná.
Segundo Pedro Lupion, as principais atribuições dos vice-líderes no Congresso são articular politicamente a respeito de vetos, medidas provisórias e comissões mistas. A atual líder do governo no Congresso é a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).
LEIA MAIS: O caminho dos Lupion: da falência do PFL à derrubada de Renan Calheiros
Tanto a indicação de Joice como a dos nove vice-líderes visa a facilitar a relação do governo com os parlamentares. Na Câmara, especialmente, essa relação está desgastando já que a liderança do deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) vem sendo questionada pela base aliada.
Novato na Casa, Pedro Lupion explica que sua chegada à vice-liderança aconteceu por causa de sua proximidade com a Casa Civil, comandada por Onyx Lorenzoni (DEM-RS), seu respaldo político em outras áreas do governo e também pelo fato de, mesmo em primeiro mandato, conhecer o mundo político de Brasília. Pedro é filho de Abelardo Lupion (DEM-PR), que foi deputado entre 1992 e 2015, e hoje assessora Lorenzoni na Casa Civil.
Além de Lupion, foram indicados para o cargo os deputados Claudio Cajado (PP-BA), Celso Russomano (PRB-SP), José Rocha (PR-BA), Marco Feliciano (PSC-SP), Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC) e Bia Kicis (PSL-DF) e os senadores Marcio Bittar (MDB-AC) e Sergio Petecão (PSD-AC).
Acompanhe o blog no Twitter.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná