Dos 30 deputados federais do Paraná, 23 votaram de acordo com a orientação da liderança do governo em mais da metade das votações levadas a plenário até agora. Quem lidera esse ranking de concordância com as posições do governo é o deputado Felipe Francishini (PSL), com 98% dos votos no mesmo sentido da orientação do Planalto.
As informações são da ferramenta Parlametria, que compila e analisa dados da votação de proposta na Câmara Federal. O nome dado pelos pesquisadores responsáveis pelo levantamento a esse alinhamento às orientações do governo é aderência – que vai de 0% a 100%.
VEJA TAMBÉM: Estudo mostra qual o senador do Paraná mais alinhado ao governo Bolsonaro
Na bancada paranaense, 19 deputados têm aderência superior a 90%. O índice deixa claro o alinhamento da maior parte dos representantes paranaenses ao governo. De modo geral, não há muitas surpresas: na parte de cima do ranking, deputados do PSL, DEM, PSD e PL; na parte de baixo, PSB, PDT e PT.
O único destaque fica por conta do deputado Boca Aberta (Pros), que nas redes sociais e em seus discursos costuma defender e apoiar o governo, mas no ranking que leva em conta as votações em plenário ficou mais próximo da oposição. A taxa de aderência do deputado está em 46%, mesmo patamar do PSB e PDT, partido que integram o bloco de oposição.
O Parlametria é fruto de uma parceria entre a Open Knowledge Brasil, a Dado Capital e o Laboratório Analytics, da Universidade Federal de Campina Grande. A plataforma tem como objetivo disponibilizar dados, informações e análises para que a sociedade civil possa se engajar e influenciar o trabalho do Parlamento brasileiro nos diversos temas do seu interesse.
Não é só “adeus, Disney”: como o dólar alto afeta sua vida e a economia
Senado aprova limitação do salário mínimo e do BPC e encaminha para sanção de Lula
PEC de deputados que corta o triplo de gastos ainda busca assinaturas para tramitar
Lula grava mensagem ao mercado financeiro e diz que está convicto com estabilidade econômica
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná