Congresso Nacional.| Foto:

Dos 30 deputados do Paraná, oito estão no ranking “Cabeças do Congresso”, levantamento que está na 26ª edição e identifica os 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional. Na edição de 2019, nenhum senador do estado assumiu posição de destaque. O estudo é elaborado pelo Diap, Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.

CARREGANDO :)

Os paranaenses que estão entre os mais influentes são Enio Verri (PT), Felipe Franscischini (PSL), Filipe Barros (PSL), Gleisi Hoffmann (PT), Gustavo Fruet (PDT), Ricardo Barros (PP), Rubens Bueno (Cidadania) e Sérgio Souza (MDB).

LEIA MAIS:Concessão de aeroportos paranaenses é prioridade para o governo federal em 2020

Publicidade

De acordo com o estudo do Diap são esses “os parlamentares com mais habilidades para elaborar, interpretar, debater ou dominar regras e normas do processo decisório, bem como para manipular recursos de poder, de tal modo que suas preferências, ou do grupo que lideram, prevaleçam no conflito político”.

VEJA TAMBÉM: Como a bancada paranaense mudou de ideia sobre a nova lei do saneamento

Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo legislativo, o Diap recorreu a critérios qualitativos e quantitativos, que incluem, na tipologia do estudo, aspectos posicionais (institucionais), reputacionais e decisionais.

“Entendemos como critério posicional ou institucional o vínculo formal ou o posto hierárquico ocupado na estrutura de uma organização; o reputacional, a percepção e juízo que outras pessoas têm ou fazem sobre determinado ator político; e o decisional, a capacidade de liderar e influenciar escolhas”, explica o levantamento.

Em tempos em comuns as denúncias contra parlamentares, os responsáveis pelo estudo fazem um importante alerta: “considerando que alguns dos influentes poderão ser denunciados pelo Ministério Público, cabe esclarecer que na definição da lista não são considerados critérios éticos e morais”.

Publicidade

Em ascensão

Além dos 100 “cabeças do Congresso”, a pesquisa aponta outros 50 parlamentares cuja influência está em ascensão. Para os pesquisadores, esses são aqueles deputados e senadores que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. “Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento”.

Nesta categoria há quatro paranaenses: Aliel Machado (PSB); Paulo Eduardo Martins (PSC); Pedro Lupion (DEM); e Toninho Wandscheer (Pros).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]