Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

DER pede autorização para desmatar área da Faixa de Infraestrutura

Governo vai desapropriar uma área de cerca de 259 hectares ao longo dos quase 20 km da Faixa de Infraestrutura (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo) (Foto: )

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) pediu autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para desmatar a área de vegetação nativa necessária para a construção da Faixa de Infraestrutura, em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. Um extrato do pedido foi publicado em diário oficial na semana passada, entretanto, nem o IAP nem o DER dão detalhes sobre o pedido.

A assessoria de imprensa do IAP informou que o trâmite é sigiloso e o DER limitou-se a dizer que “a publicação no Diário Oficial do Estado e em jornais é uma providência necessária para composição do pedido de Autorização Florestal do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP)” e que “o processo da Faixa de Infraestrutura segue a tramitação normal no âmbito administrativo, atendendo-se aos estudos e condicionantes estabelecidos na licença ambiental prévia”.

O blog solicitou a íntegra do pedido com base na Lei de Acesso à Informação. Sob o protocolo 85303/2018, a solicitação deve ser respondida no prazo de vinte dias, ou seja, em 20 de novembro.

A implantação da Faixa de Infraestrutura tem avançado lentamente por causa de diversas liminares de suspensão do processo. Atualmente, o governo retomou o processo de desapropriação das áreas particulares por onde a Faixa deve passar após uma liminar que suspendeu essa etapa ter sido derrubada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná.

Aviso publicado no Diário Oficial da Indústria, Comércio e Serviços do dia 23 de outubro.

Colaborou: Katia Brembatti. 

Acompanhe o blog no Twitter. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.