Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
João Frey

João Frey

Receita Federal

Lideranças do Paraná acirram batalha com RS por sede da Receita Federal

Sede da Superintendência da Receita Federal em Curitiba (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Lideranças políticas e empresariais do Paraná estão intensificando as articulações para evitar o fechamento da superintendência da Receita Federal no estado em decorrência de uma reestruturação administrativa do órgão. Os paranaenses estão se mobilizando para pressionar o governo em uma audiência pública que vai acontecer no Congresso Nacional, no dia 3 de setembro.

A audiência foi convocada pelo presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, o deputado paranaense Sérgio Souza (MDB). Ele defende a manutenção da estrutura no Paraná mesmo que o governo reduza o número de superintendências em todo o país. Segundo ele, a proposta original do governo de fazer com que a superintendência do Rio Grande do Sul cuide dos casos de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul não faz sentido porque as maiores movimentações que demandam fiscalização estão na tríplice fronteira, na região de Foz do Iguaçu, e nos portos do Paraná e de Santa Catarina.

O deputado relatou já ter conversado com Edson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que irá a Brasília acompanhado de outras lideranças para participar da audiência.

O presidente da Fiep tem sido enfático em seus posicionamentos sobre o tema.

“É um retrocesso, uma decisão política, com interferência direta da Casa Civil da Presidência, do Ministro Onix Lorenzoni. Não podemos permitir [...] Os deputados estaduais, federais e senadores do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina devem se mobilizar, além das lideranças do setor produtivo destes estados. Precisamos fazer agenda urgente com o Presidente Jair Bolsonaro”, disse em nota.

Quem também se manifestou sobre o tema nesta semana foi o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB).

“Não podemos aceitar a intenção do governo de fechar a Superintendência da Receita Federal em Curitiba e levá-la para o Rio Grande do Sul. Nós vamos fazer um movimento para a manutenção da Superintendência no Paraná. Esse possível fechamento da Superintendência é uma atitude discriminatória e um desrespeito contra um Estado que produz tanto e é tão importante para a economia brasileira”, afirmou.

O presidente da Assembleia foi apoiado pelos deputados Fernando Francischini (PSL), aliado de Bolsonaro, e pelo líder do governo, Hussein Bakri (PSD).

Além das lideranças paranaenses, devem participar da audiência pública o secretário da Receita Federa, Marcos Cintra, o ex-secretário Everaldo Maciel, além de acadêmicos, representantes de sindicatos de servidores da Receita e de lideranças de outros estados que também se sentem afetados pela medida.

Acompanhe o blog no Twitter.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.