O governador Beto Richa (PSDB) republicou nesta segunda-feira (19), o decreto que autoriza a contratação de professores temporários para as universidades estaduais do Paraná. Na nova versão do texto, o governador aumentou em 52% o número de horas-aula liberadas para a contratação de professores temporários.
A republicação veio depois de a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) suspenderem o calendário acadêmico. Com a mudança no decreto, as duas instituições já retomaram o calendário de aulas da graduação.
Segundo o governador, mesmo com a necessidade de ajustes nas contas públicas, foi realizado um esforço por parte do governo para manter o bom funcionamento do ensino superior no Paraná. “Atendemos aos pedidos dos reitores das universidades na questão da hora-aula para que não haja nenhum tipo de prejuízo aos alunos. O ano letivo transcorrerá dentro da sua normalidade”, afirmou Richa.
João Carlos Gomes, secretário de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, afirmou que o decreto anterior, enviado para as universidades na sexta-feira (16) já previa a possibilidade de ampliação do número de horas caso as instituições achassem necessário. Deste modo, quando o reitores alertaram o governo de que o número de professores seria insuficiente para retomar as aulas, o governo reviu a distribuição de horas e manteve em patamares semelhantes ao de 2017.
Na avaliação da reitoria da UEL – onde o número de horas liberadas subiu de 2304 para 4000 – é possível começar o ano letivo com todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão funcionando normalmente.
Segundo informações da Universidade, o secretário de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, telefonou para a reitora da UEL, professora Berenice Quinzani Jordão, no meio da manhã desta segunda-feira (19), e informou sobre o novo decreto.
Em vídeo, o reitor da Unicentro, Aldo Bona, informou sobre a retomada do calendário já a partir da terça-feira (20) e disse que a universidade vai encaminhar os processos administrativos para contratação dos professores temporários. A instituição, que antes obteve a liberação para contratação de temporários por 7729 horas aula, agora tem 10000 horas à disposição.
Acompanhe o blog no Twitter.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná