Uma queixa recorrente entre os políticos curitibanos que disputam uma vaga de deputado – tanto estadual como federal – é que ao contrário das cidades do interior, Curitiba não elege parlamentares para representarem interesses regionais. O vereador Pier Petruzziello (PTB), atual líder do prefeito Rafael Greca (PMN) na Câmara de Curitiba, parece estar disposto a desafiar essa máxima.
Petruzziello não esconde que tem interesse em disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa e desde o aniversário de Curitiba – no dia 29 de março – vem deixando claro que o orgulho curitibano será o tom de sua campanha. Estratégia similar funcionou para o prefeito Rafael Greca nas eleições municipais de 2016.
LEIA MAIS: No Paraná, clãs familiares na política impedem surgimento de candidato outsider
Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Petruzziello tem feito um discurso bem próximo ao de Greca, tanto do ponto de vista retórico – com certo curitibanismo ufanista – como também no aspecto político, citando ações de zeladoria urbana e o projeto Vale do Pinhão, duas das principais marcas de Greca na gestão municipal.
Além disso, o vereador também espalhou outdoors pela cidade com o mote “Curitiba 325, melhor para os curitibanos”.
A candidatura de Petruzziello deve sofrer fortes ataques dos cerca de 46 mil servidores públicos municipais ativos e inativos, que foram os principais atingidos pelas medidas de austeridade do governo Greca. Pela postura de embate adotada durante a tramitação do ajuste, Pier virou alvo preferencial dos sindicalistas ligados ao serviço público municipal.
Acompanhe o blog no Twitter.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná