Obras na BR-163 têm previsão de receber R$ 120 milhões em 2020| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O orçamento de investimentos do governo federal para 2020 é o menor desde 2007, quando começou a série histórica feita pela Secretaria do Tesouro Nacional. Com o bolo escasso, a fatia que cabe ao Paraná também é pequena. No projeto de orçamento do ano que vem encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional, apenas cinco obras concentram a maior parte dos recursos.

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Dos R$ 183 milhões para investimentos que estão previstos no estado, R$ 150 milhões são para a área de infraestrutura. O restante será destinado aos orçamentos das instituições de ensino superior federais do estado.

Duas obras em rodovias

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O investimento mais vultuoso está previsto na BR-163: são R$ 120 milhões em duas obras distintas. R$ 60 milhões serão para obras de duplicação no trecho Cascavel-Guaíra. Em 2019, o orçamento previsto inicialmente para o trecho era de R$ 83 milhões. Os R$ 60 milhões restantes vão para obras de duplicação e adequação rodoviária na BR-163, entroncamento com a BR-277, na região de Cascavel.

Porto de Paranaguá

Outro ponto em que o governo concentra investimentos de infraestrutura em 2020 é na operação portuária. Dos R$ 83,1 milhões previstos, R$ 28 milhões têm como destino obras de dragagem de aprofundamento no Porto de Paranaguá. Segundo informações do Ministério da Infraestrutura, os recursos serão destinados a “um possível aditivo que está sendo analisado pela área técnica e o apoio à fiscalização, por conta do tempo de assoreamento ocorrido no período de execução do serviço de dragagem”.

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Atualmente, os portos do Paraná já estão realizando uma dragagem de manutenção, que vai durar pelos próximos cinco anos. O contrato é de R$400 milhões e as obras estão em andamento.

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Segundo o governo federal, os empreendimentos em portos, de modo geral, priorizam as dragagens, as obras de acesso terrestre, a modernização portuária, a melhoria da gestão, do controle do tráfego de navios e a ampliação da eficiência logística. “Essas ações contribuem para a competitividade dos produtos nacionais e a produtividade operacional e, com isso, dinamizam a economia e reduzem o chamado Custo Brasil.”

Aeroportos de Londrina e Foz do  Iguaçu

Outro investimento federal em infraestrutura que está em sintonia com as ações do governo estadual é no setor aeroportuário. Enquanto o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) tem costurado parcerias com empresas aéreas para incentivar a aviação regional, a União investe, ainda que pouco, na melhoria de aeroportos. O orçamento do ano que vem prevê obras nos aeroportos de Foz do Iguaçu e Londrina. Os dois terminais devem ser concedidos à iniciativa privada, mas antes disso deve haver obras financiadas com dinheiro público. A expectativa do governo do Paraná é que essas melhorias aumentem o valor pago pela iniciativa privada para assumir esses terminais.

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Para o aeroporto Governador José Richa, em Londrina, estão previstos R$ 1,3 milhão na modernização e reaparelhamento do terminal. As principais intervenções previstas são a ampliação da pista e a instalação do equipamento ILS, que permite que os pousos sejam feitos por instrumento.

Em agosto, após uma reunião na Secretaria de Aviação Civil, Ratinho Junior anunciou que a União pagaria a ampliação na pista do aeroporto de Foz do Iguaçu. A previsão do governador era de que as obras custassem R$ 70 milhões. A intervenção até está prevista no projeto de Orçamento, mas em um valor muito abaixo da necessidade: R$ 197 mil. Essa diferença pode atrapalhar o cronograma imaginado pelo governo estadual, de começar a licitação da obra no prazo máximo de seis meses e entregar a pista concluída até o fim do primeiro trimestre de 2021.

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