Tramita na prefeitura de Curitiba um projeto de prestação de serviços de iluminação pública por meio de uma parceria público-privada. Com o objetivo de estudar o formato e definir um possível modelo para a parceria, o Executivo instituiu em outubro de 2017 um grupo de trabalho. No dia 22 de junho, esse grupo apresentou alguns resultados na reunião da Comissão de Gerência do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (CGPP).
Entre os dados apresentados, com base na análise de parcerias neste setor em outros municípios, o grupo prevê, entre outros pontos, a possibilidade de redução de até 50% nos gastos municipais com iluminação após a modernização do sistema.
No cronograma apresentado pelo grupo de estudos, a previsão de lançamento do edital de licitação é junho de 2019. O edital seria feito pela equipe da prefeitura em conjunto com especialistas no assunto.
Após a apresentação da pesquisa e do cronograma, a CGPP aprovou a continuidade do projeto da PPP.
Atualmente o serviço está sob gestão da prefeitura e é financiado por meio da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública, uma taxa que é cobrada na fatura de energia elétrica.
Acompanhe o blog no Twitter.