(Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)| Foto:

Depois de um conturbado processo de negociação entre a prefeitura de Curitiba e os moradores da região do Batel, o ligeirão que faz a linha Santa Cândida/Praça do Japão entrou em funcionamento há pouco mais de um mês. O tempo de operação é suficiente para coletar da base de dados da prefeitura as ligações feitas ao 156 durante todo o mês de abril e avaliar qual percepção a população tem da nova linha. Essas ligações são um bom termômetro e podem até servir de alerta para os gestores do transporte coletivo se atentarem ao que não vai bem.

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Em abril foram 370 ligações categorizadas pela prefeitura nos assuntos “ônibus”, “transporte coletivo”, “mobilidade urbana” e “motoristas, cobradores e porteiros”. Desse total, 30 ligações foram para falar sobre o recém-implantado ligeirão Santa Cândida – Praça do Japão. Apesar de a prefeitura ter rotulado quatro contatos como sugestão ou reclamação, as 30 ligações eram essencialmente reclamações; a maior parte referente ao mesmo tema: com a nova linha expressa, o antigo itinerário Santa Cândida/Capão Raso está mais lento e com menos carros à disposição.

Uma ligação recebida às 19h27 do dia 2 de abril exemplifica o tom das reclamações, conforme anotado nas palavras do operador do 156. “Cidadão relata que está na Praça Eufrásio Correia desde as 18h30 e até o momento não passou nenhum ônibus. Ressalta que neste período passaram sete ônibus que fazem a linha Santa Cândida/Praça do Japão”.

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Outra reclamação feita à central da prefeitura é em relação à identificação dos ônibus. Na manhã do dia 6 de abril, há a reclamação de um cidadão de 72 anos que informou “que pega a linha do Santa Cândida/Capão Raso e entrou no ônibus errado na estação tubo Praça Eufrásio Correia devido a não ter informação dentro do ônibus. Relata que poderia ter uma gravação dentro do ônibus informando qual a linha ou mudar a cor do ônibus para azul”.

Segundo a Urbs, o trecho entre o Santa Cândida e o Capão Raso conta com 44 ônibus, entre “paradores” e ligeirões. Para minimizar os efeitos colaterais do ligeirão, a prefeitura vai lançar na próxima segunda-feira (7), uma nova linha de reforço, que vai funcionar nos horários de pico: Cabral-Capão Raso. A linha será uma extensão da Capão Raso-Rui Barbosa, que faz integrações com a Santa Cândida-Capão Raso nos pontos Oswaldo Cruz e Bento Viana.

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