O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) chega a Brasília nesta terça-feira (11) para participar de uma série de encontros na capital federal, entre eles a 8ª edição do Fórum Nacional de Governadores. Um dos principais assuntos na pauta da reunião é a tributação sobre o preço dos combustíveis – assunto que ganhou corpo após um “desafio” lançado por Jair Bolsonaro.
O presidente afirmou que se todos os governadores zerarem a cobrança de ICMS sobre os combustíveis, ele abre mão da tributação da União sobre essa categoria de produtos. A proposta foi vista com desconfiança pelos governadores, mas ensejou bastante cobrança sobre os gestores estaduais por parte da população, que viu na proposta do presidente uma possibilidade de redução do preço dos combustíveis. Ratinho Junior afirmou que a ideia só seria viável se o governo federal compensasse as perdas que o estado teria. No Paraná, o impacto da medida seria bilionário.
Além desse tema, governadores vão conversar sobre segurança pública e outros assuntos que dominam a pauta estadual em Brasília: equilíbrio fiscal, Fundo de Participação dos Estados, pacto federativo, distribuição de royalties do petróleo e securitização da dívida.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná