A equipe do governador eleito Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta sexta-feira (14) que Ney Leprevost (PSD) será o secretário da Justiça, Família e Trabalho. O anúncio deixa claro que o deputado federal eleito quer disputar a prefeitura de Curitiba em 2020.
Caso assumisse o mandato de deputado federal, Leprevost ficaria distante de Curitiba e, como seria seu primeiro mandato em Brasília, teria dificuldades em fazer seu trabalho aparecer. A secretaria oferecida por Ratinho é um presente para a articulação política e para fortalecer o discurso de Ney, que em 2016 foi derrotado por Rafael Greca (PMN) no segundo turno das eleições.
No comando da Justiça, caberá a ele tomar medidas de combate à corrupção. No primeiro pronunciamento após o anúncio, ele fez questão de deixar claro que fará “em consonância com o Ministério da Justiça, comandado por Sergio Moro. Inclusive replicando aqui no Paraná medidas que serão propostas por ele para combater a corrupção”.
Em relação ao Trabalho, coordenará iniciativas de combate ao desemprego justamente no momento em que esse é um dos principais problemas do país. Poderá fazer feirões do emprego e discursar na formatura de cursos profissionalizantes. Esses eventos são pratos cheios para pretensos candidatos.
Decifrando Ratinho Junior: entusiasta de privatizações e linha dura na segurança
Por fim, a Secretaria da Família, que cuida da assistência social e passou os últimos anos sob o comando de Fernada Richa. O desempenho da ex-primeira-dama à frente da pasta foi citado diversas vezes como um passaporte para uma disputa viável à prefeitura de Curitiba.
Com esta combinação de secretarias, Ney Leprevost não poderia receber de Ratinho melhores instrumentos para pavimentar seu caminho à prefeitura de Curitiba.
Acompanhe o blog no Twitter.