A primeira peça publicitária do governo Cida Borghetti (PP) deixa claro que a governadora fará do cargo seu principal trunfo para fortalecer seu nome para as eleições. Ainda desconhecida do eleitorado – como apontou a última pesquisa Ibope – a governadora precisa de uma marca, e vai usar todos os canais disponíveis para imprimi-la.
Na peça publicitária de trinta segundos que estreou nesta quinta-feira (26), há três elementos que chamam a atenção para o modo pessoal como Cida usou o espaço institucional. Vale lembrar que no Paraná, por força da lei 15.538/2007, “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.
Logomarca e slogan
A propaganda do novo governo já não usa mais a bandeira do Paraná levemente estilizada que era utilizada no governo Beto Richa (PSDB). A nova gestão optou por intensificar a estilização para criar uma marca própria. Além disso, o símbolo agora vem acompanhado de um slogan. Onde antes estava escrito “Paraná, Governo do Estado”, agora aparece “Governo do Paraná, o trabalho sempre avança”.
LEIA MAIS: Governo recolhe sobras de fundos e estatais para fortalecer caixa geral
Número 11?
A nova logomarca é uma estilização ainda mais radical da bandeira do estado. Acontece que o reposicionamento dos elementos do símbolo oficial do estado dá a clara impressão de que a logomarca se assemelha ao número 11, do Partido Progressista, que é o que Cida usará nas urnas em outubro.
Lenço rosa
O lenço rosa virou o principal símbolo da atuação parlamentar de Cida Borghetti. A governadora é uma das principais difusoras da campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. Justamente por isso é difícil dissociar o lenço rosa esvoaçante que aparece na cena final da peça publicitária – que é sobre câncer em mulheres – da imagem pessoal da governadora.
Assista ao vídeo
A postagem original do vídeo, na página da governadora, foi apagada durante a tarde. O blog obteve uma cópia do material, que você pode conferir abaixo. Procurado, o governo alegou que o anúncio publicado no Facebook de Cida Borghetti era uma versão não aprovada e por isso foi removido da rede social.
O post de Cida Borghetti que foi apagado
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná