Se depender dos deputados estaduais do Paraná o calendário será um arco-íris de causas. Nos últimos anos, os parlamentares já apresentaram 19 projetos que dão a cada mês uma cor e um objeto de conscientização distintos, ao estilo “Outubro Rosa”.
O campeão de propostas desse estilo é Ney Leprevost (PSD), deputado com trajetória ligada à área da saúde. Leprevost já apresentou cinco projetos que instituem meses de reflexão sobre determinados temas – alguns já foram arquivados e outros seguem tramitando. Entre os projetos que foram apresentados, há o Setembro Roxo, que busca conscientizar sobre a Fibrose Cística, doença hereditária que ataca os pulmões e o sistema digestivo; e o Novembro Dourado, que ensejaria ações de difusão de informações sobre o câncer infanto-juvenil.
LEIA MAIS: Deputado troca Richa e Cida por Ratinho Júnior
Nem todos os projetos são tão específicos, há aqueles de questões mais gerais, como, por exemplo, o Agosto Azul. De iniciativa da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), o texto que prevê ações de conscientização pela saúde do homem já foi aprovado pela Assembleia e sancionado pelo governador.
Por enquanto, a cor preferida dos deputados é o verde. Seis diferentes causas já foram associadas a essa cor: prevenção de acidentes de trabalho, em abril; proteção do meio ambiente, em junho; saúde animal, em julho; saúde humana, em abril; incentivo à doação de órgãos, em setembro; e saúde da criança, em dezembro.
Há, por outro lado, cores subutilizadas. O marrom e o laranja, por exemplo, só foram usados uma vez, para conscientizar sobre a cegueira e o câncer de pele, respectivamente.
Acompanhe o blog no Twitter.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná