Desenvolver líderes de ecossistemas de inovação tem uma perspectiva muito diferente das lideranças tradicionais. O novo líder esta inserido em um ambiente moderno e possui padrões de referência internacionais. Isso é bem diferente do perfil do líder tradicional.
A liderança de inovação é mais informal na relação, isso ocorre porque o ambiente de trabalho no mundo da inovação precisa ser mais colaborativo. Processos e empresas inovadoras, geralmente, são fruto de times com diversos e tipos de especialistas de diferentes áreas, tanto de dentro quanto de fora da organização.
Lembra-se do ícone Steve Jobs? Sempre sem gravata e geralmente usando tênis e calça jeans. Neste universo a hierarquia é menos valorizada, os times de trabalhos estão em ambientes híbridos e é absolutamente normal que estejam em diferentes países do mundo desenvolvendo um mesmo projeto de forma cooperada.
Startups nascem globais, o pessoal fala inglês, boa parte dos empreendedores já teve experiências internacionais. O desenvolvimento desse perfil de líder deve propor algo diferenciado com visão moderna e global.
Visitas técnicas a outros ecossistemas do globo são bastantes requisitadas, além dos principais ambientes de inovação Brasil. A inovação se renova todo dia. Novos instrumentos, conceitos e modelos apresentados devem ser conhecidos pelos líderes pois precisam estar na vanguarda do conhecimento sobre o tema.
Porém, quando estive em Israel há três anos, entendi que muito além das tecnologias, o principal elemento que precisa ser desenvolvido são alguns traços culturais dos líderes: a disciplina, o desejo de ser e fazer parte de uma sociedade global (a maioria de nossas empresas ainda é focada no mercado interno) e ter uma certa ousadia e ambição positiva de pretender ser o número um naquilo que se propõem a fazer.
Existe muito trabalho a ser feito para que os ecossistemas de inovação brasileiros comecem a figurar entre os mais bens ranqueados, em qualquer das listas, entre os principais ecossistemas globais. Mas uma questão é indiscutível, que o papel das lideranças será fundamental para acelerar e potencializar esse processo.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS