O mês de junho ainda não acabou, mas o balanço do primeiro semestre aponta que 21 estados brasileiros já aderiram ao Polo Nacional de Liderança do sistema SEBRAE. Nesta conta, estão representados 100% dos estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste (neste caso, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), além de Paraná e Santa Catarina na região Sul, e mais quatro estados do Nordeste brasileiro.
No dia 4 de julho acontecerá o lançamento do Polo de Liderança em João Pessoa, na Paraíba. A proposta de nacionalização vingou e, agora, o Polo de Liderança já está inserido na maior parte do território brasileiro.
O próximo semestre será dedicado à consolidação da rede nacional. As principais ações que serão desenvolvidas estão relacionadas a dotar os gestores dos estados recentemente inseridos à rede de conhecimentos sobre o modelo de operações do Polo, sobre seu portfólio com cerca de duas dezenas de produtos e serviços presenciais e digitais, e, o mais importante, no conhecimento da sua estratégia de atuação.
O Polo de Liderança possui uma atuação transversal a todas as estratégias e projetos do sistema SEBRAE, o que lhe confere caráter não só estratégico, mas também sistêmico, capaz de gerar impacto no conjunto das ações da instituição.
A programação do segundo semestre apresentará inovações na forma de operação. Na primeira quinzena de julho, realizaremos o circuito de cinco workshops com a Polarity Institue dos Estados Unidos em cinco capitais de cinco regiões brasileiras (Natal, Rio de Janeiro, Porto Velho, Campo Grande e Florianópolis). Serão ofertados alguns novos serviços de forma simultânea pelos 21 estados que já integram a rede.
Também será realizada a terceira edição de líderes em movimento nos dias 2 e 3 de outubro em Foz do Iguaçu, evento que reúne cerca de mil líderes de todos os estados brasileiros, além de uma missão técnica internacional que acontecerá em novembro.
O processo de escalabilidade nacional do Polo de Liderança está ocorrendo de forma bastante dinâmica. O esforço da nacionalização requer recursos para capacitação de atores internos e externos à organização. Resultados juntos aos clientes e líderes de entidades parceiras do SEBRAE já podem ser percebidos nos vários estados que adotaram por primeiros as ações. Portanto, colocar em marcha as diversas ações de consolidação do Polo a ser realizado no segundo semestre de 2023 é essencial para que tenhamos crescimento rápido e sustentável.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS