Grande parte das pessoas que chegam a funções de liderança não estão bem preparadas para promover as transformações necessárias.| Foto: People Creations / Freepik
Ouça este conteúdo

Qualquer que seja o contexto em que o líder esteja inserido, seja urbano, rural, tecnológico entre outros, um de seus principais papéis será o de promover mudanças que gerem benefícios para seus liderados. Existe uma clara correlação entre o valor dos benefícios gerados por suas iniciativas e a respectiva avaliação de seu desempenho junto aos liderados.

CARREGANDO :)

Mas, como gerar esse valor e fazer as transformações acontecerem na vida dos liderados?  Chamo essa questão de o “verdadeiro desafio das lideranças” pois posiciona o líder para longe dos proselitismos e das barganhas pobres que levam a realização de ações convenientes e a mediocridade para focar no essencial, naquilo que vai fazer a diferença.

Grande parte das pessoas que chegam a funções de liderança não estão bem-preparadas para promover as transformações necessárias. Atuam muitas vezes de forma pífia e com desempenho abaixo do esperado, o que leva as inciativas, se não ao fracasso, apenas ao atingimento de resultados medianos. Em suma cria-se um ciclo vicioso entre ação e resultados de baixo impacto.

Publicidade

Esse quadro precisa ser revertido

E é exatamente para reverter esse quadro que o Polo Nacional de Lideranças do Sistema Sebrae se propõe a desenvolver um conjunto de ações que propiciem uma jornada de aprendizado e crescimento para que líderes que atuam no ambiente dos pequenos negócios possam ser agentes condutores das transformações da realidade atual e gerar impactos positivos na vida de seus liderados. A experiencia acontecerá não só através de cursos e capacitações, mas também na prática aplicada em projetos reais. É através da prática que de fato a liderança é desenvolvida.

Ron Ashkenas e Brook Manville (Harvard) definem seis capacidades que o líder precisa desenvolver e aplicar para potencializar a liderança transformadora:

  1. Criar uma visão estimulante e desafiadora; 
  2. Transformar visão em uma estratégia consistente;
  3. Constituir um time competente;
  4. Focar em resultados mensuráveis;
  5. Fomentar a inovação, o aprendizado, inclusive no desenvolvimento de novos líderes; 
  6. Buscar conhecer melhor a si mesmo e se aperfeiçoar dia a dia; 

É a aplicação prática destas capacidades em projetos da vida real que farão as transformações que geram impacto positivo na vida dos liderados acontecerem.