Líderes públicos municipais e líderes da inovação possuem um desafio em comum nesse início de século XXI. O desafio é de usar cada vez mais tecnologia, digitalização e inovação para resolver problemas sociais locais tais como insegurança, desemprego, mobilidade urbana, entre outros e melhorar a vida de milhares de pessoas que vivem nas cidades. E se tudo isso for realizado de forma eficaz iremos na direção certa para a criação de Smart Cities.
Smart Cities são cidades que não só potencializam o uso da tecnologia, da digitalização e da inovação, mas que também engajam suas lideranças e governanças para melhorar o bem-estar dos cidadãos com a finalidade de construir uma sociedade mais inclusiva, sustentável e resiliente, sendo esses seus pilares centrais. O pano de fundo de uma smart city é saber usar a tecnologia, a digitalização e a inovação não como um fim em si mesmo, mas sim no sentido de gerar mais valor para melhor a vida das pessoas.
O contexto para o desenvolvimento de uma smart city é amplo, passando por temas transversais que impactam todos os cidadãos. Entre esses temas estão a conectividade, a mobilidade urbana, a construções de casas e edifícios inteligentes, a geração de empregos e empresas inovadoras, a saúde e segurança, educação, serviços governamentais digitais, a geração de energia limpa, o cultivo e tratamento da água, o tratamento adequado dos resíduos urbanos, entre outros. Todos esses elementos geram impactos na qualidade de vida da população, nas diversas formas de inclusão social no sentido mais amplo, na sustentabilidade e na resiliência social e institucional
Algumas cidades paranaenses estão aderindo aos princípios de uma cidade inteligente como política de desenvolvimento. Curitiba se posiciona em vários rankings como a número 1 no Brasil e tem representado muito bem o país em rankings internacionais. Isso diz muito a respeito de nossa capital. Uma cidade que quer se posicionar como uma líder protagonista e que irá se diferenciar cada vez mais pela adoção de soluções inovadoras que impactarão, de maneira positiva, a vida dos cidadãos.
Aliás, o maior evento brasileiro sobre o tema será realizado justamente em Curitiba, de 22 a 24 de março, a Smart City Expo Curitiba. A edição 2023 vem logo aí. Vamos prestigiar e conhecer as novas soluções inteligentes que prometem melhorar a vida dos cidadãos.
- 150 milhões de vagas, altos salários e falta de profissionais: evento para jovens mostra oportunidades do novo mercado de trabalho
- Connect Week: Curitiba vai sediar semana dedicada à inovação
- Smart City Expo World Congress 2022: comitiva de smart cities leva grupo recorde de brasileiros para Barcelona
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS