Benedito Gomes Barbosa, conhecido como Bene Barbosa, é escritor, especialista em Segurança Pública, presidente da ONG Movimento Viva Brasil e um dos principais ativistas para um maior acesso às armas de fogo no Brasil. Ele é o convidado da semana no Gazeta Entrevista com Leda Nagle.
Entre outros assuntos, Bene comenta sobre a política nacional de vendas legais de armas no país. Lembra que o assunto começou a ser mais debatido em 1999, culminando no referendo nacional de 2005. “Foi convocado um referendo [em 2005], que nada mais é do que uma eleição nacional, onde 63,94% disse ‘Não’ à proibição de venda legal de armas no Brasil. Então já tivemos esse referendo, a população foi ouvida, mas infelizmente, parece que nosso voto só vale quando agrada aos poderosos”, critica Barbosa.
Sobre segurança pública, Bene comentou sobre diversos tópicos, mas deixando uma mensagem sobre como olhar para o futuro. "A gente consegue enxergar o que foi feito de errado até hoje. No mínimo, o caminho que foi tomado até hoje, não funcionou. Está na hora de tentar outra solução, outro caminho”, avalia. Veja a entrevista completa:
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Brasil tem portas fechadas em comissão da OEA para denunciar abusos do STF
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS