O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Joaquim Soares Neto, disse nesta quarta-feira (4) ao G1 que não há prazo para que as informações sobre os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estejam disponíveis na internet.

CARREGANDO :)

Os dados dos estudantes foram tornados públicos por meio de uma das 231 instituições que têm acesso ao sistema por meio de senha, afirmou Neto mais cedo. As informações só vão ser disponibilizadas novamente quando não houver “fragilidade de segurança” no sistema, afirmou o presidente do Inep.

Por enquanto, as instituições não podem ter acesso aos dados dos estudantes. Os alunos também não poderão acessar as notas do Enem até que o problema de segurança seja corrigido. “Estamos resolvendo esse problema de fragilidade do sistema para ele voltar ao ar brevemente, porque s instituições e os estudantes precisam dos dados”, afirmou.

Publicidade

Neto disse que vai coordenar pessoalmente a auditoria que será realizada para apurar o vazamento. De acordo com ele, ainda é cedo para saber se houve erro ou má-fé ou qual instituição vazou os dados.

“Neste momento, tenho que esperar o resultado da auditoria do Inep para passar mais informações, pois não posso prejulgar.”

Segundo ele, é possível rastrear de onde partiu o vazamento de informações, já que o sistema só é acessado por senha. Neto não descartou um pedido para que a Polícia Federal investigue o caso, se houver indícios de vazamento intencional.

Segundo a assessoria do Inep, não há risco de segurança em relação à prova do Enem 2010, porque o exame ainda não foi elaborado. O Inep não informou quais medidas foram adotadas para barrar novos vazamentos nem quantos funcionários trabalham na área de segurança do site da instituição.

Comente sobre o vazamento!

Publicidade

Siga o Vestibular no Twitter!