Os mais de 2,5 milhões de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 já podem acessar os seus boletins de desempenho pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. As informações são da Agência Brasil.
Os resultados da prova já tinham sido divulgados em janeiro, durante o período de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Agora, os boletins estarão disponíveis em PDF.
Para fazer a consulta, o estudante precisa do número do CPF e da senha recebida durante o período de inscrição na prova. Caso o aluno tenha perdido a senha, pode recuperá-la pelo sistema que gera o boletim.
É possível acessar as notas de cada uma das provas; Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Redação. O estudante pode ainda comparar a média obtida com a dos demais dos participantes.
Desde o ano passado, o Enem usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as notas do aluno. O objetivo é medir o conhecimento a partir do comportamento observado nas provas.
Na escala construída pelo Inep, a nota 500 representa a média obtida pelos que concluíram o ensino médio em 2009 – com exceção dos egressos (que no passado já haviam concluído o ensino médio) e dos “treineiros” (alunos que ainda não concluíram).
Quanto mais distante de 500 for a nota, para cima, melhor foi o desempenho dele em relação à média dos participantes. E quanto mais distante de 500 for a nota, para baixo, pior o desempenho em relação à média.
Você já verificou a sua pontuação nas provas? Achou fácil compreender o sistema? Deixe aqui o seu comentário.