A falta de organização nos canais de atendimento à imprensa do MEC tem dificultado a apuração de detalhes sobre o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nós, da equipe do Vestibular da Gazeta do Povo, estamos preparando um material especial a respeito da prova e encontramos dificuldades ao buscar informações nos setores do MEC envolvidos com o exame.
Uma das dúvidas que tentamos esclarecer é a nota de corte para quem quer disputar uma bolsa do ProUni. Até o ano passado, a nota do Enem variava de zero a 100 e era preciso tirar pelo menos 45 para participar do programa do governo federal. Este ano, depois das mudanças na prova, a nota de corte ainda não foi divulgada.
Por isso, procuramos a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC. A Sesu informou que não tinha informações sobre a nota de corte e disse que deveríamos falar com o Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem. Por e-mail o Inep respondeu que “as questões relacionadas ao ProUni são tratadas no MEC”. Ligamos, então, para o gabinete do MEC, que disse que entraria em contato com a Sesu (para checar se já havia sido definida uma nota mínima) e depois nos informaria. Estamos aguardando.
A internet é um capítulo a parte. Ao invés de concentrar as informações sobre o Enem em um único endereço eletrônico, o MEC pulveriza as notícias em diferentes páginas, o que causa uma certa confusão. Você também já passou por esses problemas? Alguma vez teve dificuldades em encontrar informações sobre o Enem ou o ProUni nos sites oficiais? Ou procurou o Ministério da Educação ou o Inep e não conseguiu esclarecer as suas dúvidas? O que gostaria de saber sobre o exame? Deixe o seu comentário aqui embaixo.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia