Mais de 20 mil estudantes fizeram na tarde de domingo, 15, a prova da primeira fase da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O tema geral da prova – composta de 60 questões de múltipla escolha – foi “Invenções e Descobertas: um Mundo em movimento”.
A principal característica da seleção da UEL foi a interdisciplinaridade – que já não é tão novidade para quem está acostumado aos testes da estadual. Nesta primeira fase, foram cobradas questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia, que vieram entrelaçadas.
Um exemplo: a certa altura a prova trazia um texto que servia de base para seis questões que, de modo geral, relacionavam-se ao subtema invenção das locomotivas e ferrovias. A primeira questão falava sobre o movimento artístico denominado impressionismo (Artes), outra sobre a era industrial (História Geral), a terceira sobre as ferrovias brasileiras (Geografia), a quarta sobre os espaços entre as linhas férreas (Física), e a quinta e sexta questões abordava conteúdos de Química.
Há quem diga que assim é mais difícil, mas há também quem defenda a interdisciplinaridade como uma forma de cobrar mais conteúdo e menos decoreba. Qual a sua opinião? Solte a Língua!
Em tempo: as provas e seus respectivos gabaritos já podem ser consultados no site da instituição. O resultado da primeira fase sai no dia 25 de novembro, às 17 horas.