

A aprovação na primeira fase do vestibular 2011 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) merece, sim, comemoração – afinal, apenas 14.668 candidatos (33,45%), de um total de 43.839 inscritos, passaram para a próxima etapa. Mas nunca é demais reforçar que ainda há mais um funil pela frente, que pode, inclusive, ser decisivo.
A segunda fase, com a prova de Compreensão e Produção de Textos e as disciplinas específicas, acontece no próximo domingo (5) e na segunda-feira (6). É isso mesmo, as provas serão realizadas também na segunda-feira, um dia de semana, como é tradição na UFPR.
Entre os milhares de vestibulandos que vão participar das provas discursivas está
a estudante Gabriela Ribeiro, 18 anos, a Gabi, que escreve para o blog GAZ+, da Gazeta do Povo.
Veja abaixo o que ela espera deste novo desafio:
…e agora que venha a Segunda fase do vestibular da UFPR! Claro que vencer uma etapa é muito bom, mas a luta ainda não acabou. Ainda é preciso passar por mais uma prova – no meu caso, apenas um dia – e depois, esperar o resultado definitivo.
É engraçado porque todo mundo te parabeniza por ter passado e é claro que você agradece, mas toda vez eu, por exemplo, faço questão de afirmar: ainda tem mais. Senão, a gente acaba ganhando muita confiança, entra nesse clima de “já passei” e bom, como todo mundo sabe, não é bem assim.
O legal da segunda fase é que, se você realmente escolheu o curso que quer fazer, vai ter prova apenas de matérias com as quais você se identifica. Eu tentei “Comunicação Social – Jornalismo” e a minha segunda prova é composta pelas questões de redação. Como eu gosto bastante de escrever, não tenho problemas em estudar mais sobre isso. Tem gente que desvaloriza e diz “Ah, é fácil, só redação”, mas o peso dessa prova acaba sendo maior para os candidatos, então, a dificuldade é a mesma. O mérito de passar não muda, independente do tema da prova.
Por fim, desejo boa sorte a todos os que, assim como eu, também passaram para a segunda fase. O vestibular é um período de mudanças extremas em nossas vidas, mas cabe a cada um de nós lidar com isso da melhor forma. Agora é dedicação ao máximo. Se Deus quiser, ano que vem estudaremos na UFPR!
Quer saber mais sobre a Gabriela e os outros integrantes da Geração GAZ+? Então acesse o blog
Decisão do STF para livrar Palocci desfaz conquistas da Lava Jato e abre caminho para impunidade
Cid relata pressão para delatar e acusa Moraes de ter narrativa pronta; acompanhe o Entrelinhas
As fragilidades da denúncia contra Bolsonaro
Lula suspende Plano Safra por falta de recursos e atraso no Orçamento