Entre os candidatos do vestibular 2009-2010 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tinha gente tranquila, nervosa, preparada e nem tanto.
Bruna Thamis Carneiro, 16 anos, tenta uma vaga de Secretariado executivo. Ela estava muito nervosa, mas contava com o apoio do primo, Anderson Carneiro do Nascimento de 22 anos. Ela, que faz a primeira fase da Federal na PUCPR, foi até o Teatro Paiol de ônibus e depois caminhou até a PUCPR.
Entre as três amigas e concorrentes de Medicina Isabela Cunha, 17 anos, Adriana Smaniotto, 19, e Ana Carolia Bredow, 17 o clima era de descontração. “Anota aí: somos futuras calouras”, disse, confiante, Isabela.
Henrique Orlovski, 20 anos, e Fernando Berreza, 19 anos, também tentam Medicina. Ambos estão no primeiro ano do curso da Evangélica, mas agora tentam vaga na pública. Tranquilos, eles disseram que não tiveram muito tempo para se preparar, mas que têm a vantagem de já estarem em uma instituição, o que diminui a pressão.
No Centro Politécnico, a estudante Larissa Ghellere, 16 anos, esperava para entrar ao lado da mãe, Janete. Ela, que veio de Foz do Iguaçu para tentar uma vaga em Design, reclamou da preparação da escola estadual em que estuda. Segundo ela, a ideia do governo de mudar a metodologia de ensino (a partir deste ano os alunos tem aulas de algumas disciplinas no primeiro sementre e no segundo aulas de outras), atrapalhou na hora de se preparar para o vestibular. “Se não tivesse feito cursinho teria esquecido tudo”, diz.
Ela chegou cedo ao local e aproveitou para almoçar no Shopping que fica em frente ao Centro Politécnico. A ideia, aliás, foi a mesma de vários outrops candidatos, como o concorrente de Engenharia Cartográfica Guilherme Henrique Osório de Oliveira, de 17 anos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo