Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

UFPR muda dois livros de Filosofia

Atenção vestibulandos! A Universidade Federal do Paraná (UFPR) alterou dois dos quatro livros de Filosofia indicados para o vestibular. A nova lista já foi publicada há algum tempo no site do Núcleo de Concursos.

Para o processo seletivo de 2010 (com entrada na universidade em 2011), saem “Conversas: 1948“, de Maurice Merleau-Ponty; e “O Príncipe“, de Nicolau Maquiavel. No lugar, serão cobradas as obras “Einstein e a crise da razão”, também de Merleau-Ponty; e “Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens“, de Jean-Jacques Rousseau (livro que também caiu no último vestibular de verão da PUCPR).

Os outros dois livros que compõem a lista são os mesmos do vestibular 2009/2010 (o que facilita um pouco a vida de quem já vinha se preparando para as provas): “O Discurso do Método“, de René Descartes; e “A República: Livro X“, do Platão.

Só para lembrar: até o último vestibular da UFPR, faziam prova de Filosofia na segunda fase os candidatos de Filosofia (é claro), Direito, Psicologia e Medicina – para os quais também havia prova de Química.

No processo seletivo 2010/2011, os candidatos de Medicina NÃO farão mais prova de Filosofia, que será substituída por Biologia.

No fim do ano passado, a UFPR também havia anunciado mais duas mudanças na segunda etapa do vestibular: os candidatos de Engenharia Cartográfica passarão a responder a questões de Matemática – até este ano eles participavam apenas da prova de Compreensão e Produção de Textos e não resolviam nenhuma prova específica.

E a prova de habilidade específica de Música será eliminatória – não mais classificatória. Ela será aplicada antes da primeira fase do vestibular.

Lista dos livros de Filosofia do vestibular 2010-2011:

DESCARTES, René. O Discurso do Método [trad. Bento Prado Jr.] São Paulo: Nova Cultural, 1987, 4. ed. (Col. Os Pensadores)

PLATÃO. A República: Livro X. [Trad.: Elza Moreira Marcelina] 2 Ed. Brasília: Editora UnB, 1996.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Einstein e a crise da razão. In: Signos. São Paulo: Martins Fontes, 1991. P. 213-22.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. 5. ed., São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Col. Os Pensadores)

O que você achou das mudanças no vestibular? Deixe aqui o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.