Sempre gostei do caráter democrático e folclórico da Copa do Brasil, que tem sua edição 2013 iniciando hoje, ainda maior, com mais participantes: 86 cabeções, contra 64 do ano passado. A-do-ro este torneio, talvez mesmo o meu preferido. Já o chamei aqui e ali de “Copa Democrática do Brasil”.
Ontem li que Felipão Scolari – “scolado” em Copa do Brasil com quatro títulos – gostou do aumento de clubes, dizendo que acha este campeonato o mais democrático do país. Bingo! Nóis também, Luizão.
Nosotros paranaenses tenemos cinco hombres en esta batalla mata-mata: Coxa, Atlético, Paraná Clube, Cianorte e Arapongas. Furacão e Cianorte são os primeros a estrear, hoje, contra Brasil de Pelotas e Barueri, respectivamente. CAP lá e Leão acá.
Arapongão recebe o São Caetano (pepinão), dia 10 e o Tricolor da Vila vai até São Paulo, dia 11, encarar o São Bernardo, cheio de ex-paranistas e um ex-CAP.
O Coxa, atual vice-campeão ( o bi-vice seguido ainda dói na galera), ia entrar em campo amanhã, 4, mas seu jogo com o… como é mesmo? CSP-PB, está sub judice.
Mas o que preocupa neste ano é que todos da elite do futebol brasileiro estarão no torneio, o que vai dificultar bastante um pequeno ou médio levantar o caneco e ganhar uma vaga na Libertadores.
Bem, aí vão meus palpites quanto ao destino de nossos soldados nesta luta democrática:
1. O Atlético passa apertado pelo time de Pelotas, mas passa. Depois do susto inicial e perdendo a timidez, deve pegar o América de Natal na 2a. fase e Portuguesa na 3a., antessala das oitavas, onde só entra gente graúda. Deve se classificar não eliminando os jogos da volta na 1a. e 2a. fases.
2. O Cianorte pode até despachar o Barueri, mas se passar depois pelo Atlético-GO, o que é pouco provável, teria na 3a. fase simplesmente o Cruzeiro, maior campeão do torneio – junto com o Grêmio, tchê. Aquele Cianorte que meteu 3 a 0 no Corinthians, em 2005, era beeeem melhor que este. O Leão vai deitar a juba na 2a. fase. Como em 2005…
3. O Arapongas, coitado, é apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no bolso e vindo do interior; e deve parar no primeiro jogo, contra o forte (para seus padrões) São Caetano, mesmo em casa.
4. A chave do Paraná tá complicadinha, hein? Passando por este misterioso São Bernardo – e passa -, terá provavelmente o campeão invicto do torneio em 91, Criciúma (Felipão, tchê), já na 2a. fase. Superando os catarinas, deve dar de cara com o vice de 2010, o Vitória, na 3a. fase. Como o Atlético, o Tricolor deverá fazer seis jogos para entrar nas oitavas, suando em bicas.
5. Já o Coxa teve mais sorte com a tabela. Só terá algum problema na 3a. fase, quando possivelmente terá de derrubar a Macaca da árvore – e vai derrubar. Precisará da mesma sorte para cair em um entroncamento interessante – e fácil – no sorteio das oitavas.
Mas isso são só palpites. Se eu fosse adivinho, já teria ganho na Mega e dado o fora.
Façam ustedes os seus palpites, chicas y chicos.
PS: Continuo achando que o vice-campeão da Copa do Brasil deveria ganhar pelo menos vaga na pré-Libertadores. É muita pernada pra chegar tão perto e nada.