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O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) gastou R$ 180 mil com “divulgação da atividade parlamentar” – 80% da sua verba. No total, os deputados federais já torraram R$ 24 milhões com autopropaganda. Somando as despesas com passagens aéreas, combustível, escritório, refeições, aluguel de carros e até de aviões, a conta para o contribuinte já está em R$ 72 milhões. A deputada Antônia Lúcia (Republicanos-AC) investiu R$ 108 mil em voos pelo interior do estado. Quem mais esbanjou foi Ruy Carneiro (PSC-PE), que gastou R$ 257 mil em cinco meses – sendo R$ 170 mil com divulgação.
A propaganda do mandato envolve divulgação das atividades dos deputados nas redes sociais, jornais, rádios e televisões. Há também compra de espaços em veículos de comunicação, com direito a recibo. Eles registram a sua presença na entrega de equipamentos e obras feitas com recursos de suas emendas parlamentares – tudo dinheiro público. Fotos ao lado de Lula e ministros de Estado são muito valorizadas, até nos sites de bolsonaristas. Há também foto ao lado da Torre Eiffel.
O gasto por partido é proporcional ao tamanho da bancada. Considerando o valor médio por deputado, o PP foi o mais gastador, com média R$ 150 mil. Em segundo lugar, o PCdoB, com R$ 149 mil por deputado. No PT, a média chegou a R$ 143 mil. O PL ficou nos R$ 135 mil. Quem menos gastou foi o Novo, com R$ 51 mil por deputado.
O campeão da autopromoção
A principal despesa do deputado Rubens Júnior foi com a contratação de uma empresa para prestar “serviços em comunicação” – R$ 33 mil por mês em média. A empresa a empresa faturou R$ 168 mil. Em abril, o deputado pagou R$ 2 mil pela publicação de “matérias jornalísticas” sobre ações parlamentares no Jornal Pequeno, jornal impresso “de grande circulação na capital”, afirmou o deputado. Em maio, contratou mais uma empresa, por R$ 35 mil, para tarefas como relacionamento com a imprensa, elaboração de estratégia de comunicação e media training.
Nas redes sociais, Rubens Júnior registrou, em 25 de março, que esteve em Paço do Lumiar (MA) para participar da “entrega de benefícios para a população”, no caso, o calçamento das ruas da comunidade do Pau Deitado. Posou para fotos com dezenas de moradores diante do maquinário da prefeitura.
O deputado José Nelto (PP-GO) fez outra aposta. Prefere gastar a sua conta com a impressão e distribuição do jornal informativo do deputado. Já imprimiu R$ 321 mil exemplares no valor total de R$ 158 mil – uma média de R$ 26 mil por mês. Mas ele também usa as redes sociais. Em 18 de abril, avisou: “Destinei à Pires do Rio uma pá carregadeira a pedido da prefeita Cida. O equipamento foi adquirido por meio do nosso mandato de deputado federal junto ao governo federal”. Em tempo, o dinheiro é da União, resultante de impostos pagos pelo contribuinte.
O deputado Adail Filho (Republicanos-AM) fez parte de comitiva de parlamentares a Paris para participar do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nas redes sociais, ele fez uma postagem para registrar a visita: "Uma viagem inesquecível que trouxe muito aprendizado ao nosso trabalho aqui no Brasil".
Deputado do PL procura ministros de Lula
Ruy Carneiro (PSC-PB) gastou R$ 170 mil com divulgação. Conta com assessoria de imprensa e faz a sua autopromoção nas redes sociais. Mas também paga pela divulgação da sua atividade parlamentar em sites da Paraíba. O valor varia de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Em cinco meses, distribuiu R$ 81 mil a cerca de 18 blogs.
Ex-presidente do Senado, o deputado Eunício Oliveira (MDB-CE) retornou ao parlamento pela Câmara. Ele aplicou toda a verba de divulgação na contratação da Carnaúba Assessoria de Comunicação, num total de R$ 159 mil. A empresa produz notas das ações do deputado para veículos de imprensa. Também atua nas redes sociais, Fecebok, Instagram, Twitter, WhatsApp e Tik Tok. O deputado está muito ativo. Em 8 de junho, participou da Cavalgada e Festa do Vaqueiro de Morada Nova (CE). Pelas redes, destacou: “Tenho um orgulho danado de ter lutado e garantido a regulamentação da profissão de vaqueiro e da prática da vaquejada, fazendo justiça ao povo do nosso sertão”.
As despesas de João Maia (PL-RN) com divulgação somaram R$ 158 mil. Ele contratou empresa de comunicação para produzir conteúdo para as redes sociais. Mas também pagou R$ 90 mil para veículos de imprensa para a divulgação do seu mandato. Membro do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, divulgou com destaque nas redes sociais fotos em reuniões com ministros do governo Lula, como Carlos Fávaro (Agricultura), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Juscelino Filho (Comunicações).
Gastos com aviões
Fora os gastos com divulgação, algumas despesas com fretamento de aviões também impressionam. A deputada Antônia Lúcia (Republicanos-AC) torrou R$ 108 mil com aluguel de aviões em abril. Os voos de Rio Branco para Xapuri, Feijó e Cruzeiro do Sul, em 31 de março e 1º de abril custaram R$ 62 mil. O voo da capital para Jordão, Tarauacá e Manoel Urbana, num King Air, ficou por R$ 46 mil.
Átila Lins (PSD-AM) gastou R$ 95 mil com quatro voos. Em março, esteve em Boa Vista e Lábrea, ao custo de R$ 44 mil. Em maio, viajou de Manaus para Barreirinha num turbo hélice Calavan; e para Nova Olinda num turbo hélice anfíbio Caravan, num total de R$ 41 mil. Segundo afirmou a assessoria do deputado, ele aluga aeronaves porque muitas cidades da Amazônia não são acessíveis via rodoviária. Seria a única forma de fazer contato com os eleitores dessas regiões.
“A representação mais pura da democracia”
O deputado Rubens Júnior enviou nota ao blog para justificar os gastos com divulgação: “O mandato parlamentar é o exercício da representação mais pura da nossa democracia. Os investimentos em divulgação de atividade parlamentar não é autopromoção, mas uma ferramenta essencial de prestação de contas, inclusive. É lícita, está dentro da previsão legal, nos limites permitidos pela Câmara dos Deputados. Nosso mandato tem uma atividade intensa e uma alta produtividade e, por isso, precisa prestar contas à população. Não podemos criminalizar a política”.
A deputada Maria do Rosário afirmou seu mandato "tem o compromisso de atuar de forma transparente e responsável na gestão dos recursos públicos. Os gastos realizados estão dentro dos parâmetros estabelecidos pelas normas vigentes, que determinam os limites e as finalidades dessa cota. As despesas são avaliadas para garantir uma atuação eficiente, visando sempre o bom uso do recurso público".
Eunício afirmou ao blog que “Os gastos estão dentro da legalidade e da mais correta prestação de contas”.