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Lúcio Vaz

Lúcio Vaz

O blog que fiscaliza o gasto público e vigia o poder em Brasília

Divulgação de mandato

Deputados torram R$ 65 milhões com autopromoção em ano eleitoral. Tem até jabá

O deputado federal Zezinho Barbary (PP-AC) investe bastante na autopromoção. (Foto: )

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Em ano eleitoral, os deputados federais gastaram R$ 65 milhões com divulgação do mandato. Nessa autopromoção, 14 deles torraram mais R$ 300 mil até setembro. O MDB e o PP foram os partidos que gastaram mais. O campeão da gastança foi o deputado Eunício Oliveira (MDB-CE), ex-presidente do Senado. Nas redes sociais, os deputados manifestaram apoio a candidatos a prefeito que tentavam a eleição ou a reeleição. Ficou claro também o apoio dos prefeitos aos deputados em troca obras e projetos financiados com emendas parlamentares. As despesas vão de impulsionamento no Facebook a impressão de informativos e “matéria paga”.

Eunício pagou R$ 393 mil a uma só empresa, a Carnaúba Publicidade, para criação de conteúdo digital para divulgação nas redes sociais, incluindo Facebook, Instagram, Twiter, Tik Tok e WhatsApp, além da produção de vídeos para a internet. O contrato deixou claro: para “divulgação do mandato do deputado”.

Yury do Paredão (MDB-CE) gastou R$ 369 mil. Ele investiu na contratação da empresa Atos Cobrança e Serviços, que faz assessoria de comunicação e manutenção das redes sociais e site, bem como Instagram, Facebook, Twiter, para divulgação do seu mandato. Glaustin da Fokus (Podemos-GO) investiu R$ 347 mil na impressão material gráfico com informativos para “divulgação da atividade parlamentar”. Ele distribuiu 322 mil informativos para cidades goianas como Luziânia, Cidade Ocidental, Jaraguá, Formosa, Águas Lindas e Acreúna – a maioria no Entorno de Brasília.

Matéria bem paga

O deputado Zezinho Barbary (PP-AC) distribui a sua Cota para o Exercício do Mandato – o “Cotão” – entre veículos de comunicação do Acre. Claudio Gomes da Silva recebe R$ 11 mil mensais para divulgar a atividade parlamentar do deputado no site Direto do Planalto. A Lotus Produções recebe R$ 6 mil para divulgar as atividades do deputado na RTV Juruá, na Rádio Ocidental FM e no site Juruá Online. O site AC 24 Horas leva R$ 5 mil para divulgar o seu mandato. A TV e Rádio Juruá ganha mais R$ 3 mil para divulgar suas atividades.

A prática pode ser considerada como “matéria paga”, ou “jabá” – para os jornalistas mais antigos. Mas os pagamentos foram aprovados pela Câmara. O blog ligou para o gabinete do deputado em Brasília e enviou e-mail perguntando se, mesmo sendo legal, a prática não seria antiética? Não houve resposta até a veiculação da reportagem. Todos os pagamentos feitos  pela Câmara para todos os deputados seguem as normas da casa e foram aprovadas pelo seu corpo técnico.

O deputado Jilmar Tatto (PT-SP) é mais tecnológico. Ele tem dois contratos de R$ 15 mil – cada um – com a Urissanê, para edição de vídeos de divulgação do mandato do parlamentar e para envio de e-mails de marketing para divulgação, além da manutenção do seu website. Em fevereiro, ele gastou mais R$ 2 mil com o Facebook. Em maio, mais R$ 2,5 mil; em abril, R$ 9,5 mil, “com inserção de anúncios na internet” (Facebook); em junho, R$ 4,2 mil; em agosto, R$ 6,6 mi, sempre em contratos com o Facebook.

Declaração de apoios pela internet

A troca de afagos entre deputados e prefeitos e até com o presidente Lula está registrada nas redes sociais. Em 10 de outubro, Eunício Oliveira escreveu no Facebook: “Chegamos em Fortaleza, ao lado do presidente Lula. Amanhã faremos importantes entregas: serão mais de duas mil habitações do Minha Casa Minha Vida, em Fortaleza, e 113 novos ônibus escolares para os municípios cearenses. Também estaremos no Mega Comício Evandro 13, na Praça do Ferreira”.

Em 30 de setembro, o prefeito de Bom Jardim de Goiás, Willian Gregório, postou no Facebook: “Deputado José Nelto , muito obrigado pela sua presença, suas palavras e principalmente pelo apoio que é muito importante para que nós continuemos a fazer a melhor administração da história de Bom Jardim de Goiás. Vamos juntos, dia 06 de outubro é 44!” Nelto foi o sétimo colocado no ranking da autopromoção, com R$ 333 mil.

Em 21 de outubro, o presidente da Câmara de Vereadores de Cidade Ocidental, Paulo Budin, postou no seu Face: “Hoje tive o privilégio de visitar o nosso deputado federal Glaustin da Fokus, grande parceiro da cidade. Ao longo do meu mandato, Glaustin já destinou mais de 5 milhões em emendas parlamentares, que têm sido fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade”. Agora, com o início do novo período de liberação de emendas, fui garantir que novas melhorias cheguem ao nosso município. Independente dos desafios, estarei sempre comprometido em lutar pelo melhor para nossa cidade e nosso povo!

O deputado Giacobo (PL-PR), nono colocado no ranking, postou no Face. “Que dia, meus amigos! Os iguaçuenses receberam nosso capitão [Bolsonaro] de braços abertos nesta tarde! Fizemos uma grande carreata e depois almoçamos com apoiadores e lideranças. E ainda tem mais! Às 19h estaremos na Praça da Paz, para um grande comício em apoio ao nosso candidato à prefeito do PL, General Silva e Luna”.

Conteúdo editado por: Jônatas Dias Lima

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