Confira os principais destaques do UFC 222, que acontece neste sábado (3), em Las Vegas.
Luta principal
Cris Cyborg (19-1) x Yana Kunitskaya (10-3)
Invicta há 20 lutas, a brasileira Cyborg enfrenta uma estreante em sua segunda defesa de cinturão peso-pena (até 66 kg) no UFC.
A russa Yana Kunitskaya é ex-campeã peso-galo (até 41 kg) do Invicta FC e treina junto com a americana Holly Holm, derrotada pela curitibana em dezembro.
A desafiante, grande zebra nas casas tem apostas, é trocadora assim como a campeã. O poder de nocaute é sua grande arma, já que venceu 70% de suas lutas levando as adversárias à lona.
Dificilmente será o bastante para superar Cris, que tem se mostrado quase imbatível e evoluindo muito desde que estreou no maior evento do mundo.
Não perca
Frankie Edgar (22-5-1) x Brian Ortega (13-0)
Sem dúvida uma lutaça. Ex-campeão dos leves (até 70 kg), Edgar estava praticamente fora da disputa pelo cinturão dos penas com duas derrotas para José Aldo. O americano ganhou uma nova chance quando Max Holloway tomou o título do brasileiro.
A disputa seria neste sábado, mas foi cancelada pela lesão do havaiano. O invicto Ortega, então, foi escalado para manter Edgar no card, mas garante que não será figurante.
Faixa-preta de jiu-jítsu de Rener Gracie, Ortega tem um altíssimo nível na arte suave. Ele tem sete triunfos por finalização e também vai bem no boxe. T-City terá uma vantagem considerável de altura e envergadura no combate.
A questão é saber se a experiência, o coração e o gás praticamente infinito de Edgar farão a diferença.
Mackenzie Dern (5-0) x Ashley Yoder (5-3)
Prodígio do jiu-jítsu, a peso-palha (até 52 kg) Mackenzie Dern finalmente estreia no octógono.
Com cinco vitórias em eventos regionais, a filha americana do brasileiro Wellington Megaton Dias — uma lenda do BJJ– chega ao grande palco do MMA para mostrar se realmente será um fenômeno tal qual Ronda Rousey.
O potencial para ser uma grande estrela está todo lá.
Brasileiros
Cat Zingano (9-2) x Ketlen Vieira (9-0)
A amazonense Ketlen Vieira, 26 anos, pega sua adversária mais difícil na carreira. Aos 26 anos, a lutadora da Nova União tem pela frente a experiente Cat Zingano, nove anos mais velha, que volta ao octógono após quase dois anos afastada.
A americana perdeu seus últimos dois combates no UFC (Ronda Rousey e Julianna Peña), mas já nocauteou a atual campeã dos galos Amanda Nunes e também a ex-campeã Miesha Tate.
Certamente será uma luta importante para o futuro da categoria.
John Dodson (19-9) x Pedro Munhoz (15-2)
Cancelado do UFC Belém, o confronto foi remarcado para Las Vegas neste sábado. Se bater o peso desta vez, Munhoz deve fazer um combate competitivo com Dodson.
O americano é muito rápido e tem bom poder de nocaute, além de um queixo e ferro. O brasileiro, por sua vez, é especialista em finalizações, dono de uma guilhotina temida — três de suas quatro vitórias terminaram assim.
Transmissão
As lutas preliminares do evento começam a partir das 20h30 (de Brasília), com transmissão do Combate. O SporTV 3 exibe os primeiros duelos da noite a partir das 21 horas. Já o card principal, exclusivo do Combate, começa à meia-noite, na virada para domingo.
LEIA MAIS: Quanto ganha um lutador do UFC?
UFC 222
CARD PRINCIPAL
Cris Cyborg x Yana Kunitskaya
Frankie Edgar x Brian Ortega
Sean O’Malley x Andre Soukhamthath
Stefan Struve x Andrei Arlovski
Cat Zingano x Ketlen Vieira
CARD PRELIMINAR
Ashley Yoder x Mackenzie Dern
Beneil Dariush x Alexander Hernandez
John Dodson x Pedro Munhoz
CB Dollaway x Hector Lombard
Mike Pyle x Zak Ottow
Bryan Caraway x Cody Stamann
Jordan Johnson x Adam Milstead
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura