A luta principal do UFC 210, neste sábado (8), em Buffalo, nos Estados Unidos, ficou por um fio na pesagem dessa sexta-feira (7). Ou melhor, por algumas gramas.
Atual campeão dos meio-pesados, Daniel Cormier subiu na balança cerca de cinco minutos antes do fim da janela de duas horas de pesagem e bateu 93,5 kg, aproximadamente 600g acima do limite da categoria para lutas valendo o cinturão (92,9).
E aí que vem o mais incrível. Em apenas 2min24s, Cormier foi para uma segunda tentativa e marcou exatamente o necessário para oficializar a disputa pelo título. Como ele fez isso, até agora não foi explicado — nas duas vezes em que subiu na balança, o americano ficou nu e precisou da famosa toalha na frente nas partes íntimas. Mais tarde, o ex-campeão Jon Jones acusou Cormier de segurar na toalha e assim “fraudar” a pesagem.
O desafiante Anthony Johnson, então, foi para a pesagem restando apenas segundos, mas sem drama desta vez: ele ficou inclusive abaixo do limite (92,4 kg).
De acordo com as regras do UFC, em lutas de cinturão, os atletas têm duas horas para bater o peso — a disputa vira um duelo normal se alguém não conseguir vencer a balança.
Porém, a Comissão Atlética de Nova York, que se sobrepõe ao evento, tem regras diferentes em casos como esse e, se quisesse, Cormier teria até duas horas para alcançar a marca.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”