Curitiba recebe neste sábado (11) um dos maiores eventos nacionais da ‘arte marcial sem porrada’, o aikido. O Seminário Tributo a Kawai Shihan — introdutor da modalidade no Brasil — acontece entre 13h e 19h no Sesc da Esquina e reúne representantes de cinco estados diferentes.
Uma das principais características do aikido, que chegou ao país em 1963, é seu conceito de defesa pessoal baseado em técnica, mas sem necessidade de força bruta.
Esquivas, torções e aplicação de técnicas de pressão em articulações e pontos nevrálgicos. Também não existem competições, nem troféus ou medalhas, raridade no mundo da luta.
Criado no Japão em 1883, o aikido é baseado nos movimentos das espadas samurais e da esgrima. Os aikidoistas lutam com mãos livres, mas, em aulas específicas, também utilizam espadas de madeira (boken) e bastões (jo).
“Será um dos maiores eventos de Aikido no Brasil e contará com a presença de diversos senseis de até 6º Dan, além da filha de Sensei Kawai, a faixa preta 4º Dan Lilba Kawai. Os participantes também poderão treinar com mestres do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina”, convida o mestre Lincoln Ferreira, militar reformado e ex-boina azul do Exército, que atuou como Força de Paz da ONU em missões na República Dominicana e Haiti.
Serviço: Seminário Tributo a Kawai Shihan
Quando: 11 de novembro, das 13h às 19h.
Local: Sesc da Esquina (Av. Visconde do Rio Branco, 969).
Preço: R$ 50.
Mais informações no site ou pelo telefone (41) 99905-8962.