O lutador de MMA Alan Patrick Silva Alves, mais conhecido como Alan Nuguette, completará uma incrível jornada neste fim de semana.
Aos 33 anos de idade, o amazonense retorna a Brasília, onde foi criado, para competir no UFC contra o escocês Steven Ray, pelos leves (até 70 kg). Cerca de 20 anos atrás, ele perambulava pelas ruas da capital federal engraxando sapatos e pedindo esmolas.
Vítima de uma família estruturalmente quebrada, com pai e mãe alcoólatras, o atleta decidiu morar na rua para escapar da violência doméstica. Vida que levou dos 12 aos 18 anos.
“Estou feliz por voltar a lutar de onde sai, ali das ruas de Brasília. As vezes passa um filme, como é que pode, eu andava nessas ruas, pedias esmola nos sinais, e hoje voltar para o palco mais famoso, hoje sou um astro. Voltando com os holofotes, 200 e poucos países me olhando, jornalistas, não sei mais o que…”, conta o dono de uma carreira com 13 vitórias e apenas uma derrota, em vídeo do UFC (veja abaixo).
Nuguette, que tem o apelido por causa da tradicional cera de engraxar sapatos, nunca entrou no Ginásio Nilson Nelson, local que costumava ver ao andar pela capital. “Nem sabia o que era”, confessou, em entrevista ao Combate.
“De mendigo de rua, você volta [como] o astro da cidade. Que loucura, né? Isso que está me motivando a trabalhar mais, fazer uma boa apresentação e mostrar para todo mundo que tudo é possível. Olha eu aqui, dormi nessas ruas, e hoje estou no maior palco do mundo, na maior organização, fazendo o que eu amo. Então, acredite nos seus sonhos e trabalhe, porque vai dar certo”, afirmou o peso-leve, exemplo de superação.