O esperado duelo entre Daniel Cormier e Jon Jones, luta principal do UFC 200, neste sábado (9), em Las Vegas, está oficialmente cancelado. O combate valeria o cinturão meio-pesado (até 93 kg) do campeonato.
Por uma potencial violação em um exame antidoping de 16 de junho, Jones foi retirado do card pela USADA, agência antidoping americana, órgão responsável pelo controle antidrogas do UFC.
Assim, o combate de três rounds entre os pesos-pesados (até 120 kg) Brock Lesnar e Mark Hunt passa a ser a principal atração do evento histórico em Las Vegas.
“Talvez alguém apareça e lute com o Daniel Cormier no último minuto. Coisas mais estranhas já aconteceram”, disse o presidente do UFC, Dana White, que afirmou desconhecer a substância encontrada no primeiro teste de Jones.
“É claro que ele tem a chance de se provar inocente antes de ser chamado de culpado, mas se for verdade, é muito desapontador”, continuou o chefão da organização.
Essa não foi a primeira vez que Jones caiu no doping. Em 2014, ele foi pego por cocaína em um período fora de competição. No entanto, não foi suspenso, somente multado.
No ano passado, outra polêmica manchou o nome do lutador. Ele se envolveu em um acidente de trânsito, fugiu da cena e acabou preso. Por isso, perdeu o cinturão, teve de prestar serviços comunitários e dó voltou a lutar em abril deste ano, quando derrotou Ovince St. Preux e ficou com o cinturão interino da categoria.
Ao todo, o ex-campeão tem 22 vitórias e uma derrota na carreira.
Mesmo com a desastrosa saída de Jones, UFC 200 ainda tem outras duas disputas de cinturão no card: Miesha Tate encara a brasileira Amanda Nunes (peso-galo) e José Aldo enfrenta Frankie Edgar (peso-pena).
UFC 200, em Las Vegas
Card principal (a partir de 23h)
Peso-pesado: Brock Lesnar x Mark Hunt
Peso-galo: Miesha Tate x Amanda Nunes
Peso-pena: José Aldo x Frankie Edgar
Peso-pesado: Cain Velásquez x Travis Browne
Card preliminar (a partir de 20h)
Peso-galo: Cat Zingano x Julianna Peña
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Kelvin Gastelum
Peso-galo: TJ Dillashaw x Raphael Assunção
Peso-leve: Sage Northcutt x Enrique Marin
Peso-leve: Diego Sanchez x Joe Lauzon
Peso-médio: Gegard Mousasi x Thiago Marreta
Peso-leve: Jim Miller x Takanori Gomi